Se tem uma rede social que é quase unanimidade entre os brasileiros, essa rede é o WhatsApp. Diferentes pesquisas apontam que o aplicativo tem mais de 160 milhões de usuários no país. E a rede mais amada por aqui registra uma média mensal de 28 horas usadas por pessoas. Tal desempenho levou a Meta, empresa fundada por Mark Zuckerberg e dona do Instagram e Facebook, a criar o WhatsApp Business, a versão comercial do aplicativo.

A versão comercial do WhatsApp é destinada às empresas e conta com funcionalidades específicas para facilitar a aproximação com os clientes. Possui funções para atender à demanda das empresas com uma forma mais eficiente de comunicação com seus clientes. Vamos destacar 5 funções do WhatsApp Business para impulsionar seu negócio.

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Saiba como utilizar o WhatsApp Business da melhor forma para sua empresa e tire proveito dos recursos que o serviço mensageiro oferece. Tem dúvidas? A seguir vamos te esclarecer como funciona essa versão e explicar 5 funções que você pode aplicar agora mesmo.

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Preciso pagar pelo WhatsApp Business?

Não, o WhatsApp Business é um aplicativo gratuito, disponível para baixar no Android, iPhone (iOS) e também na versão para PC, o WhatsApp Business Web. No entanto, você pode optar pela versão Premium, que fornece acesso a ferramentas avançadas:

  • Uma página personalizada do WhatsApp, que além de profissionalizar a presença da sua empresa na internet, ajuda os clientes a encontrar e entrar em contato com sua empresa com mais facilidade. 
  • O recurso de múltiplos atendentes, para conectar até 10 aparelhos e atribuir conversas, possibilitando que vários atendentes se comuniquem com os clientes usando uma só conta comercial. 

Você pode testar a versão Premium do aplicativo por 30 dias gratuitamente antes de decidir migrar para ela. Com a opção grátis, as empresas já conseguem bons recursos para se comunicar com clientes e expandir suas vendas.

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Confira 5 dicas para impulsionar seu negócio com o WhatsApp Business

O WhatsApp Business oferece ferramentas para as principais etapas de negócio. Os clientes podem, sem sair do aplicativo, pesquisar uma empresa (Guia de Negócios), conferir seus produtos e serviços (Catálogo), adicioná-los ao carrinho (Carrinho) e efetuar o pagamento (Pedidos + Pagamentos) com apenas alguns cliques.

1. Permita que os clientes descubram sua empresa

Com o Guia de Negócios do WhatsApp Business, as pessoas podem descobrir empresas de forma rápida e conveniente, inclusive por meio de geolocalização, ou entrar em contato novamente com um negócio que já conhece sem a necessidade de ter seu número salvo. Esse recurso ajuda empresas a alcançarem clientes novos, além de permitir compartilhar informações no perfil comercial.

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2. Apresente sua vitrine de produtos

Com os catálogos, os pequenos negócios não precisam enviar um arquivo para cada cliente. Os consumidores podem ter acesso às informações a qualquer momento, sem necessidade de espera. As empresas também podem organizar os itens em seus catálogos por categoria, para que os clientes não precisem mais percorrer longas listas de itens para encontrar o que procuram.

Um restaurante pode apresentar seu cardápio, dividindo em categorias como drinks, entradas, pratos principais e sobremesas, por exemplo. Uma loja de roupas pode adicionar suas coleções e assim por diante, você pode escolher o que quer divulgar no catálogo. Depois que as pessoas escolhem o que comprar, elas podem adicionar suas compras ao carrinho e enviar o pedido para sua empresa.

Você também tem a opção de compartilhar um produto específico ou mesmo o catálogo completo direto na conversa com o cliente no aplicativo. Para criar um catálogo, basta tocar em Mais opções > Configurações > Ferramentas comerciais > Catálogo.

3. Não deixe os clientes na espera, tenha respostas rápidas

Para facilitar ainda mais a comunicação com seus clientes, o WhatsApp Business permite a configuração de mensagens automáticas, para que o cliente saiba quando pode esperar um retorno seu e já receba informações básicas sobre aquele atendimento.

Por exemplo, você pode configurar a seguinte mensagem: “Olá, não estou disponível no momento. Por favor, espere um retorno a partir das 9h em dias úteis. Para agilizar seu atendimento, confira meu catálogo de serviços oferecidos aqui no WhatsApp e envie as informações do que necessita para que eu te envie um orçamento.” Excelente, não?

O aplicativo também cria respostas rápidas usando os dados do seu perfil comercial. Você pode enviar uma resposta rápida contendo seu horário de atendimento, seu endereço ou até mesmo seu perfil comercial. Com as respostas rápidas, também é possível criar atalhos para as mensagens de texto e de mídia, como fotos e vídeos, que você envia com mais frequência para seus clientes do WhatsApp Business.

4. Receba o pagamento direto no WhatsApp

O recurso de pagamentos no WhatsApp propicia mais uma facilidade, a de diminuir situações que levam a perda de vendas. Para receber pagamentos via WhatsApp Business, você deve vincular sua conta a um parceiro de pagamento compatível, como Cielo, Mercado Pago, Rede, GetNet, SumUp e Stone. Aí é só criar um pedido no aplicativo para aceitar pagamentos de seus clientes com segurança.

O serviço de pagamentos foi criado para ser seguro. Os números dos cartões são criptografados e armazenados com segurança e as pessoas devem criar um PIN de pagamento (ou biometria) e usá-lo para cada pagamento. Além disso, o número do cartão é tokenizado, com base nas tecnologias das bandeiras Mastercard e Visa, para proteger os dados dos clientes e reduzir o risco de fraude.

5. Traga clientes do Facebook e Instagram para o Business

Você pode levar cada vez mais clientes a conversar com o seu negócio por meio do formato de anúncio, é o “Clique para o WhatsApp”. A opção ‘fisga’ o consumidor direto do Feed do Instagram e Facebook para uma conversa no WhatsApp. São anúncios que permitem que as empresas aproveitem as plataformas baseadas em feeds extremamente populares da Meta para iniciar conversas em um momento de alto interesse, aumentando o potencial de conversão.

Dica extra: o WhatsApp Business possui recursos como as etiquetas, que contribuem para a organização das conversas e mensagens trocadas. Você pode organizar seus clientes por categorias, com etiquetas coloridas, com informações como: clientes novos ou pagamentos pendentes.

Com essas dicas, você já tem os primeiros passos para crescer nos seus negócios. E como as configurações são muito semelhantes as da versão comum, até com o mesmo número de telefone é possível criar sua conta business.