A indústria de games na China passou por uma repressão prolongada entre 2021 e 2022, mas viu o setor voltar a crescer com a promessa de afrouxamento nas restrições. Algumas das medidas, como as que proíbem recompensas pelo uso dos videogames, fizeram ações de grandes empresas despencarem. Agora, o país adota um tom mais conciliatório, dizendo que estuda melhorar as regras de acordo com a opinião do público.

Leia mais:

publicidade

Restrições a games na China

De acordo com a Reuters, na sexta-feira (22), a publicação de um conjunto de regras buscava restringir medidas no setor dos videogames. Algumas das proibições são relacionadas ao oferecimento de recompensas pelo uso diário, por fazer compras no app pela primeira vez ou se gastarem várias vezes seguidas.

Apesar de serem medidas comuns a games, as restrições chinesas seguiam esforços de limitar a dependência da internet e de jogos online por parte de jovens.

publicidade

Em agosto, o governo local já havia dito que o ciberespaço na China deveria ser regulado para que menores de 18 anos só usem um máximo de duas horas por dia.

O projeto atual, que promete ser mais conciliatório do que as restrições anteriores, está aberto para comentários do público até 24 de janeiro.

Tencent
Imagem: shutterstock/Sergei Elagin

Recuperação da indústria

  • Com a promessa de mudanças, as empresas de videogame já registraram melhoras.
  • A Tencent Holdings, empresa de internet e uma das maiores produtoras de jogos do mundo, viu suas ações despencarem durante o período de crise. No dia da publicação das regras, os números caíram em 12%.
  • Após a possibilidade de afrouxamento das regras, nesta semana, a companhia viu suas ações subirem mais de 5%.
  • Já a NetEase, também do setor de internet e games (e rival da Tencent), caiu em 25% na sexta-feira, mas disparou 10% hoje. O aumento nas ações veio junto com novas negociações com a Blizzard China.
  • Ambas haviam encerrado uma parceria há um ano, mas, no início do mês, a Blizzard anunciou que deve continuar seu serviço de jogos no país.