A Apple está tentando reverter a proibição de venda de dois modelos de smartwatches. A empresa anunciou que recorreu da decisão que impede a comercialização do Watch Series 9 e do Watch Ultra 2 em lojas nos Estados Unidos. A gigante da tecnologia ainda entrou com um pedido de emergência no Tribunal de Apelações dos EUA para o Circuito Federal.

Leia mais

publicidade

Nova tentativa da Apple

A Apple pede que a proibição seja suspensa pelo menos até que a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA analise as versões redesenhadas dos relógios inteligentes da empresa. Isso deve acontecer em 12 de janeiro de 2024.

Discordamos fortemente da decisão da USITC e da ordem de exclusão resultante e estamos tomando todas as medidas para devolver o Apple Watch Series 9 e o Apple Watch Ultra 2 aos clientes nos EUA o mais rápido possível.

Apple, em comunicado

A Comissão de Comércio Internacional dos EUA havia rejeitado na semana passada um pedido semelhante da empresa. A nova tentativa da Apple acontecesse após o presidente Joe Biden decidir não vetar a proibição nas vendas dos smartwatches. As informações são da Reuters.

Apple Watch Series 9 bateria
(Imagem: Hadrian/ Shutterstock)

Entenda o caso

  • A proibição de venda dos produtos foi determinada pela Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos e entrou em vigor no dia 26 de dezembro.
  • As autoridades norte-americanas constataram que os Apple Watches violam patentes da empresa de tecnologia médica Masimo.
  • A empresa tentou contornar a situação fazendo alterações nos algoritmos que medem o nível de oxigênio no sangue do usuário, entre outras modificações.
  • O objetivo era obter mais tempo antes da suspensão das vendas e conseguir a liberação para retomar a comercialização dos produtos, uma das maiores fontes de lucro da companhia, o quanto antes.
  • No entanto, as autoridades norte-americanas negaram o pedido e aplicaram a proibição.
  • Isso quer dizer que as vendas só poderão ser retomadas caso as novas versões dos produtos sejam autorizadas.
  • Vale destacar que a proibição afeta apenas as lojas da Apple nos EUA.
  • Isso significa que o consumidor ainda pode comprar um Watch Series 9 ou Watch Ultra 2 em outros varejistas como Best Buy, Target, entre outros.
  • A Apple também continuará vendendo o Watch SE normalmente, pois o modelo não vem com sensor de oxigênio no sangue.