Uma semana após o lançamento do Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Brasil já contabiliza o bloqueio de 4.349 aparelhos celulares que foram alvos de roubo, furto, perda ou extravio. A ferramenta, disponível através do site e aplicativo, tem como objetivo combater o crescente número de crimes relacionados a dispositivos móveis e aplicativos digitais no país.

A informação foi obtida pelo g1 junto ao Ministério. O número atualiza outro divulgado pela Agência Brasil, de 3.896 bloqueios, que correspondia ao período até a tarde desta terça-feira (26).

publicidade

Até terça, foram recebidos 1.658 alertas de usuários que foram vítimas de roubos, enquanto outros 1.154 alertas foram motivados por furtos. As perdas de aparelhos totalizaram 801 alertas, e 283 alertas foram registrados por motivos diversos. Somente no último dia 20, foram aplicadas 1.113 medidas restritivas.

Leia mais:

publicidade

O estado de São Paulo liderava o ranking de alertas de bloqueio, contabilizando 1.011 ocorrências. Em seguida, apareciam o Rio de Janeiro (453), Pernambuco (286), Bahia (272) e Minas Gerais (259).

O Celular Seguro

  • O Celular Seguro, lançado em 19 de dezembro, oferece às vítimas a possibilidade de comunicar o crime e solicitar o bloqueio imediato dos aparelhos, aplicativos bancários e novos acessos aos dispositivos.
  • Até o momento, 797.353 pessoas acessaram o aplicativo por meio da plataforma gov.br, segundo dados atualizados obtidos pelo g1.
  • No entanto, apenas 579.883 usuários registraram os números das linhas de telefone que desejam bloquear remotamente.
  • O Ministério da Justiça destaca que é possível acessar o aplicativo informando apenas o CPF, dispensando o registro dos dados do aparelho.
  • Cada usuário cadastrado no Celular Seguro pode indicar pessoas de confiança, autorizando-as a realizar bloqueios em seu nome. Mais de 528.836 mil pessoas já foram cadastradas como confiáveis até o momento.
  • A ferramenta não oferece a opção de bloqueio temporário, e caso um aparelho seja recuperado, o usuário deverá entrar em contato com a operadora de telefonia e demais parceiros do Projeto Celular Seguro, como bancos e aplicativos, para reativar seus acessos.
  • O bloqueio remoto pode ser realizado pelo próprio proprietário do dispositivo, acessando o site celularseguro.mj.gov.br através de um computador seguro.
  • Vale ressaltar que não há limites para o cadastro de números, mas estes devem estar vinculados ao CPF para a efetivação do bloqueio.