Originalmente programado para 7 de dezembro, o avião espacial ultrassecreto dos EUA finalmente decolou. O X-37B, que enfrentou quatro adiamentos, foi lançado com sucesso ao espaço na noite de quinta-feira (28) no topo de um foguete SpaceX Falcon Heavy, na Flórida. 

Para quem tem pressa: 

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  • O lançamento do X-37B foi reagendado para 10 de dezembro, depois para 11 e posteriormente para 12 devido à necessidade de “checkouts adicionais do sistema”, entre outros contratempos, como problemas no solo e mau tempo; 
  • O avião faz parte de um programa especial de segurança nacional dos Estados Unidos, sendo considerado ultrassecreto ante as poucas informações divulgadas sobre a aeronave; 
  • Está é a sétima missão da espaçonave, que poderá orbitar em um ponto mais alto do que nas missões anteriores — a 35 mil km acima da Terra; 
  • É a primeira vez que o avião espacial X-37B voa em um SpaceX Falcon Heavy; 

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De acordo com um comunicado da USSF, alguns dos objetivos da missão, batizada de OTV-7 (sigla em inglês para Teste de Veículo Orbital-7), incluem “operar em novos regimes orbitais”, o que, tendo por base o foguete que será utilizado, pode indicar uma órbita mais alta do que o normal — mais longe da Terra. 

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A nave também está realizando um experimento da Nasa para estudar as sementes das plantas em exposição prolongada ao ambiente hostil da radiação no espaço. 

Para analistas, segundo o G1, a espaçonave poderá explorar regiões do espaço na vizinhança da Lua, contudo, quanto mais se aproxima do corpo celeste, menos chances de voltar em segurança. 

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A primeira missão do X-37B foi feita em 2010. De lá para cá, foram mais de 3.700 dias no espaço. A expectativa é que a operação desta vez dure até 2026. 

Sobre o avião espacial X-37B: 

  • O Boeing X-37B é um avião espacial reutilizável da Força Espacial dos EUA (USSF); 
  • Embora bem menor, o veículo se assemelha aos ônibus espaciais aposentados da NASA; 
  • Enquanto o avião espacial mede 8,8 m do nariz à cauda, os ônibus espaciais tinham 37 m de comprimento; 
  • Outra diferença é que o X-37B é um veículo autônomo, e os ônibus espaciais eram pilotados; 
  • Ele já executou seis missões de conteúdo ultrassecreto para os EUA; 
  • Cinco lançamentos do X-37B empregaram foguetes Atlas V, da United Launch Alliance (ULA), com um outro usando um Falcon 9, da SpaceX. O Falcon Heavy, que utiliza três propulsores Falcon 9 como seu primeiro estágio, supera ambos quando se trata de colocar massa em órbita; 
  • A missão mais recente foi também a mais longa, finalizada em novembro de 2022, após 908 dias.