Um levantamento do IAB Brasil, associação que visa o desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país, divulgou dados sobre o acesso de internet via televisão, formatos preferidos e a relação dos internautas com a publicidade em TV Conectada (CTV). Conforme os resultados, assim como a proporção de usuários de internet no Brasil cresceu, o acesso via televisão também, sendo este o único dispositivo que vem apresentando aumento consistente ao longo dos anos.   

O que você precisa saber: 

  • Segundo a TIC Domicílios, após dois anos de estabilidade, a proporção de usuários de internet no Brasil cresceu, atingindo a marca de 156 milhões em 2023, representando um alcance de 84% da população brasileira; 
  • Nesse sentido, a pesquisa do IAB Brasil apontou que 58% dos entrevistados acessaram a internet pela TV em 2023;   
  • Esse crescimento reflete a mudança nos hábitos de consumo, com o usuário dando cada vez mais preferência ao conteúdo televisivo; 
  • A pesquisa “TV Conectada Brasil 2023: Hábitos de consumo e um panorama sobre a publicidade” foi feita em parceria com a Offerwise;  
  • Para complementar o tema, a associação também apresentou um whitepaper (documento informativo e de orientação) sobre perspectivas para publicidade na CTV; 
  • TV Conectada (também chamada de TV híbrida) refere-se ao uso de aparelhos que conectam a televisão à internet (dispositivos embutidos). Tipos diferentes de CTV incluem, por exemplo, o PlayStation, Amazon Fire TV ou Apple TV. 

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De acordo com o levantamento, dos internautas com acesso à internet na TV, 78% consomem conteúdo na televisão diariamente ou quase todos os dias. Quanto ao tempo dedicado, 24% afirmaram passar de uma a duas horas por dia assistindo TV, enquanto 31% despendem entre duas e quatro horas diárias na atividade.  

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Outro aspecto relevante foi a tendência multitarefa durante o conteúdo televisivo: 83% dos internautas realizam outras atividades e, dessa porcentagem, 69% acessam outros dispositivos (smartphones, tablets, notebooks, etc.) enquanto assistem TV. Esse comportamento destaca a importância de experiências integradas e personalizadas e a necessidade de soluções que prendam a atenção dos telespectadores — especialmente para marcas que querem atingir sua audiência.  

Chromecast com Google TV (Imagem: divulgação/Google)
Chromecast com Google TV (Imagem: divulgação/Google)

TV Conectada e publicidade 

Já faz algum tempo que a TV Conectada passou a ser considerada um caminho interessante para o marketing, sendo uma das principais tendências em publicidade digital para os próximos anos.   

Corroborando com a inclinação vista nos últimos anos, a pesquisa do IAB apontou que a CTV é um espaço de oportunidades para anunciantes, visto que 69% dos entrevistados viram anúncios nesse meio recentemente, sendo que, desses, 60% gostam ou não se incomodam com a publicidade.  

A personalização dos anúncios é vista como positiva por 66% dos usuários, o que também influencia nas decisões de compra: 3 em cada 5 internautas impactados por anúncios em CTV realizaram a compra do produto ou serviço posteriormente.  

Os canais de TV aberta e aplicativos de streaming pagos são os favoritos dos usuários, ambos com 47% dos respondentes afirmando consumirem conteúdos nesses formatos em sua TV Conectada. Além disso, metade dos internautas dedicam 80% ou mais de seu tempo na televisão consumindo streaming.   

Para acessar a pesquisa completa “TV Conectada Brasil 2023: Hábitos de consumo e um panorama sobre a publicidade”, clique aqui.   

Para complementar os dados trazidos pelo levantamento, o IAB Brasil também lançou o whitepaper “Publicidade nas grandes telas: perspectivas para CTV”, com insights trazidos pela transformação do cenário do consumo audiovisual, além de oportunidades e desafios para a publicidade na TV Conectada.   

O material apresentou boas práticas para criativos em CTV e elementos fundamentais que as empresas devem considerar nesse novo capítulo da evolução da televisão. Veja aqui detalhes do informativo.