A inteligência artificial (IA) é a aposta da Samsung para vender mais celulares em 2024. A sigla vai estar presente em peso no evento realizado pela marca em 17 de janeiro, no qual vai lançar a linha Galaxy S24.

Para quem tem pressa:

  • A Samsung planeja incorporar intensamente a inteligência artificial em seus aparelhos, começando pela linha de celulares Galaxy S24, com lançamento agendado para 17 de janeiro;
  • Com a evolução da tecnologia, a Samsung e outras marcas tem mudado o foco de melhorias em telas, câmeras e baterias para capacidades de IA – a tendência de 2024;
  • Primeiro veio o sucesso de plataformas de IA generativa – por exemplo: ChatGPT e Dall-E; o próximo passo é a integração dessas capacidades avançadas diretamente nos celulares.
  • Estima-se que mais de um bilhão de smartphones com IA generativa embutida serão comercializados até o final de 2027.

A afirmação, escrita por Yoolim Lee e Vlad Savov para a Bloomberg, não é exagero. O teaser do lançamento da linha de celulares promete que “o Galaxy IA está chegando”.

publicidade

Leia mais:

Inteligência artificial da Samsung

Homem usando celular do modelo Samsung Galaxy S23 Ultra
(Imagem: Gabo_Arts/Shutterstock)

Até 2023, a Samsung e outros fabricantes de aparelhos enfatizavam melhorias nas telas, câmeras e baterias para se destacar. Mas 2024 promete ser um ano no qual capacidades de IA assumirão o centro do palco.

publicidade

As plataformas da OpenAI ChatGPT e Dall-E, capazes de gerar textos e imagens, estão na vanguarda de uma onda de IA generativa que varreu a indústria da tecnologia. E ajudaram a abrir as portas do “clube do US$ 1 trilhão” à Nvidia, principal fornecedora de hardware para treinar e rodar esse tipo de IA. 

O próximo passo no avanço da tecnologia é integrá-la aos celulares, como a fabricante de chips estadunidense Qualcomm divulgou ao longo de 2023.

publicidade

“A Samsung e a Qualcomm são líderes imediatos, pois as ofertas de produtos e capacidades atuais as posicionam como pioneiras”, escreveram os pesquisadores da Counterpoint Research em dezembro. “Semelhante ao que fez com os dobráveis, a Samsung provavelmente vai capturar quase 50% da participação nos próximos dois anos, seguida por importantes fabricantes chineses como Xiaomi, Honor e Oppo.”

De acordo com estimativas da Counterpoint, mais de um bilhão de smartphones com IA generativa embutida devem ser comercializados até o final de 2027. O relógio corre – e a Samsung não vai perder tempo.

publicidade

Banner no Brasil

(Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

A marca sul-coreana ainda não lançou a linha Galaxy S24. Mas, aparentemente, a filial brasileira da marca já adiantou parte do visual do Galaxy S24 Ultra, o modelo mais avançado da futura linha.

Um usuário do X (antigo Twitter) publicou a foto de um banner do novo celular, colocado na lateral de um quiosque da Samsung. A imagem mostra a parte de trás do celular, com destaque para as câmeras e a caneta S Pen. E traz a frase: “com o poder do Galaxy IA”.