A Hyundai e sua afiliada Kia divulgaram na quarta-feira (3) que, segundo previsões, suas vendas globais combinadas aumentarão cerca de 2% em 2024. A análise positiva de crescimento ocorre mesmo após as companhias não alcançarem suas metas em 2023.  

Para quem tem pressa: 

publicidade
  • A dupla vendeu 7,3 milhões de veículos em 2023, cerca de 3% menos do que a sua meta combinada de 7,52 milhões; 
  • Resultado ocorreu devido ambiente econômico difícil, incluindo o aumento das taxas de juro e a inflação que empurrou os veículos para fora do alcance de alguns compradores; 
  • Segundo a Reuters, as empresas anunciaram que teriam como meta de vendas globais para 2024 os 7,44 milhões de veículos; 
  • Para analistas, as metas podem ser inalcançáveis. 

Leia mais! 

A Hyundai planeja assumir a liderança na eletrificação e concentrar-se na otimização da rentabilidade, fortalecendo a sua infraestrutura global de produção de veículos elétricos (VE), estabelecendo estratégias de negócios flexíveis para se adaptar às mudanças do mercado e reforçando as capacidades preventivas de gestão de risco. 

Hyundai em comunicado. 

Embora as metas combinadas não tenham sido alcançadas em 2023, apenas a Kia vendeu 3,09 milhões de veículos globalmente no ano passado, registrando um novo recorde anual de vendas. Para este ano, a companhia estabeleceu meta de 3,2 milhões, enquanto a Hyundai definiu em 4,24 milhões.

publicidade

Para analistas, o objetivo das empresas pode ser inalcançável, ou ao menos enfrentar percalços bem difíceis devido aos mesmos problemas que permearam 2023. Por outro lado, as questões econômicas, bem como incentivos crescentes, também devem ter um impacto na procura e na rentabilidade do setor automotivo, podendo melhorar o cenário. 

O objetivo da Hyundai parece ser mais conservador do que o da Kia. A Kia está preparada para lançar novos veículos elétricos este ano, mas precisamos considerar como o recente crescimento lento das vendas globais de veículos elétricos se desdobrará. 

Shin Yoon, analista da Kiwoom Securities. 

Para Euisun Chung, presidente executivo do Hyundai Motor Group, o combustível para as metas de 2024 e os anos seguintes será a “preparação”.

publicidade

Em mensagem de Ano Novo aos funcionários, o chefe da empresa disse que “a melhor estratégia é ganhar a confiança dos nossos clientes e não seguir rapidamente os concorrentes. Para transformar estes desafios externos em oportunidades e alcançar um crescimento sustentável a longo prazo, devemos estar preparados”.