O Tyrannosaurus rex é, talvez, o mais querido, estudado e famoso dinossauro da história. Não à toa virou ícone da cultura pop. Em 1933, por exemplo, viveu uma batalha nos cinemas contra o King Kong. Luta que se repetiu na versão mais recente do Peter Jackson.

Nos anos 90 foi a grande estrela de Jurassic Park. E seguiu aparecendo nas continuações. Eu mesmo tinha uns 3 bonequinhos de ação do Rex. Na vida real, ele reinou na América do Norte durante o fim do período Cretáceo. Era, de fato, um predador poderoso, com a mordida mais forte entre os répteis gigantes.

O Rex era também conhecido com único na família dos Tiranossauros, mas isso vem sendo cada vez mais questionado por cientistas.

Um estudo de 2022 afirma que o “rei tirano dos dinossauros” tinha dois primos.

Um outro mais recente aponta para a possibilidade de uma espécie “nanica” de tiranossauro, chamada de Nanotyrannus lancensis.

Décadas de discussão

Paleontólogos descobriram, desde a década de 1940, fósseis do animal. Alguns deles, porém, apresentavam um tamanho bem menor em relação à ossada adulta.

Diante desse fato, os cientistas se dividiram em dois grupos: aqueles que acreditam que os fragmentos encontrados mostram uma nova espécie e outros que diziam que os fósseis eram de jovens T-rex, que tinham morrido antes de chegar à fase adulta.

Esse segundo grupo estava vencendo o debate até agora. Em 2020, por exemplo, um amplo estudo realizado pela Universidade Estadual de Oklahoma concluiu a favor da hipótese do T-rex adolescente.

Um novo fóssil, porém, deve mudar o jogo. Em artigo publicado recentemente por cientistas da Universidade de Bath e da Universidade de Chicago, os paleontólogos afirmam ter chegado à conclusão oposta.

Os pesquisadores mediram os anéis de crescimento dos ossos das pernas dos pequenos tiranossauros e descobriram que eles estavam ficando muito mais próximos.

Isso indica que esse dinossauro não tinha mais para onde crescer, ou seja, estava já na fase adulta e era menor que um T-rex normal.

Uma outra imagem mostra a diferença de tamanho entre a ossada da cabeça de um T-rex para um Nanotyrannus.

Imagem: Divulgação/University of Bath

A equipe identificou mais de 150 características que pareciam diferir entre as espécies. Além do tamanho dos próprios animais, o Nanotyrannus tendia a ter focinhos mais estreitos, dentes mais lisos, pernas mais longas e braços maiores.

O estudo foi publicado na revista Fossil Studies.

Mais sobre o rei dos dinossauros

• O Tyrannosaurus rex era um terópode, o grupo dos dinossauros predominantemente carnívoros.
  • Ele podia chegar a 5 metros de altura e 12 m de comprimento!
  • Um exemplar grande da espécie podia alcançar o peso de 8 toneladas.
  • Era relativamente lento, alcançando até 20 km/h.
  • Os braços do Tiranossauro eram relativamente pequenos, com apenas dois dedos.
  • Apesar do tamanho, eram membros fortes.
  • E, como já disse, a mordida dele era poderosa: mais de 100 vezes mais forte que a mordida humana, por exemplo.
  • Os cientistas estimam que tiranossauros tinham cerca de 60 dentes na boca, cada um deles com 20 centímetros.
  • A cabeça do T-rex podia chegar a 1 metro e meio de comprimento.

Nota: Quando falamos no Nanotyrannus, entenda que ele era um nanico em relação ao primo famoso. A espécie tinha 5 metros de comprimento e pesava quase 2 toneladas! Mesmo grande, esse tamanho corresponde apenas a 20% de um T-rex adulto.

As informações são do New Atlas.