Pentágono está construindo jato experimental “sem asas”; veja como funciona

Jato da DARPA quer inaugurar um novo modelo de voo, sem superfícies móveis externas, e deve ficar pronto no começo do ano que vem
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Gabriel Sérvio 04/01/2024 18h06, atualizada em 08/01/2024 22h06
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A Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA), a agência de pesquisa e desenvolvimento do Pentágono, e a Aurora Flight Sciencies começaram a construção da primeira aeronave X-65 em tamanho real. O jato experimental não tem peças externas comuns, como asas ou hélices, e pode inaugurar um novo método de voo.

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Jato experimental sem asas

O X-65 faz parte do programa Control of Revolutionary Aircraft with Novel Effectors (CRANE) supervisionado pela DARPA.

O site Space.com explica que as aeronaves tradicionais são controladas por superfícies móveis externas, como lemes e profundores, e que a intenção do programa é acabar totalmente com isso. Para isso, o modelo contará com jatos de ar pressurizados que mudam a forma como o ar ao redor flui na aeronave durante o voo.

Ainda assim, para minimizar o risco, a primeira versão da X-65 terá superfícies de controle móveis convencionais conhecidos como atuadores de controle de fluxo ativo. Segundo Richard Wlezien, gerente de programa do CRANE, eles serão como “rodinhas de apoio” para entender como a nave se sairá.

Espaçonave Draco, também da DARPA, teste para um motor de foguete térmico nuclear (Imagem: DARPA/Reprodução)

Como será a aeronave e quando decola

A DARPA já divulgou algumas informações de como será o primeiro jato sem apoios:

  • O X-65 terá 9 metros de envergadura e 3.200 kg.
  • Ele poderá atingir uma velocidade de até Mach 0,7, cerca de 865 km/h. Semelhante a outras aeronaves do Pentágono e um comunicado da DARPA esclarece que a intenção é “tornar os resultados dos testes de voo imediatamente revelantes para as aeronaves do mundo real”.
  • As superfícies do X-65 terão sensores para monitorar o desempenho das estruturas.
  • O modelo ainda terá um design modular. Isso significa que as asas e os sistemas ativos de controle de fluxo podem ser trocados no futuro, permitindo o uso em diferentes tipos de testes. Por exemplo, pode chegar o momento que as “rodinhas de apoio” não serão mais necessárias.

A DARPA afirmou que o X-65 deve ser concluído e revelado no início de 2025, tendo seu primeiro voo alguns meses depois.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

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