Todos os anos inúmeros animes são lançados em formato de “temporadas” no Japão, além de gigantes do streaming como a Netflix também produzirem seus animes originais. Com tanta coisa saindo, é natural que muita coisa boa e muita coisa ruim apareça no caminho, mas para te ajudar, separamos essa lista com os 10 melhores animes de 2023.

Leia também:

Antes de irmos para a lista, é válido lembrar que continuações ficaram de fora dessa lista (animes como “Bleach” e “Jujutsu Kaisen” poderiam figurar na lista, mas são continuações de outras temporadas), bem como animes que terminarão somente em 2024 também ficaram de fora.

Por fim, vale lembrar que a lista é baseada em agregadores de notas dadas por críticos e por membros da comunidade e não necessariamente refletem se um anime é de fato ou não melhor que o outro.

publicidade

Scott Pilgrim: A Série

Captura de tela do trailer do anime de Scott Pilgrim
(Imagem: Reprodução/YouTube)

Scott Pilgrim é uma série originalmente criada por Bryan Lee O’Malley nas páginas de uma graphic novel e ganhou fãs ao redor do mundo, tendo ganhado até mesmo um live-action em 2010 e, agora em 2023, uma adaptação (que foi um dos melhores animes do ano) pela Netflix e pelo estúdio Science Saru – que já havia produzido uma adaptação de “Devilman Crybaby”. A obra narra a história de Scott Pilgrim, que deve enfrentar os 7 ex-namorados de Ramona para que assim possa ficar com ela.

Episódios: 8 eps. de 26 min.

Onde assistir: Netflix.

Tengoku Daimakyou – Ilusão Celestial

Imagem: Star+/Divulgação

No ano de 2024, o planeta mergulhou em um estado caótico. Criaturas monstruosas perambulam entre as ruínas do Japão, enquanto os sobreviventes lutam para reunir recursos e garantir sua sobrevivência.

Kiruko, uma mulher versátil de Nakano, aceita a derradeira missão de uma mulher enigmática: conduzir um garoto chamado Maru até o Paraíso. Maru está firmemente convencido de que lá encontrará alguém idêntico a ele. Sendo uma excelente obra para os fãs de ficção científica, esse é sem dúvida um dos melhores animes de 2023.

Episódios: 13 eps. de 24 min.

Onde assistir: Disney+ e Star+.

100 Coisas para Fazer Antes de Virar Zumbi

100 Coisas para Fazer Antes de Virar Zumbi, um dos melhores animes do ano
Imagem: Crunchyroll/Divulgação

Este é não só um dos melhores animes do ano, mas sem dúvida um dos mais originais e divertidos. Com apenas três anos de experiência em uma empresa exaustiva, Akira Tendo encontra-se esgotado tanto mental quanto fisicamente, apesar de seus 24 anos de idade. Até mesmo Saori, sua paixão no time de contabilidade, não demonstra interesse nele.

Justo quando a vida parece uma sequência interminável de desilusões, algo inesperado acontece: o apocalipse zumbi atinge o Japão! Envolto por hordas de mortos-vivos famintos, Akira chega a uma conclusão que alterará irreversivelmente seu destino… Ao perceber que não há mais a necessidade de continuar trabalhando, Akira decide embarcar em uma jornada de viagens pelo Japão, celebrando todos os dias e realizando todos os seus desejos!

Episódios: 12 eps. de 23 min.

Onde assistir: Crunchyroll.

BanG Dream! It’s MyGO!!!!!

“BanG Dream! It’s MyGO!!!!!” é um dos melhores animes do ano e um baita musical que conta a história de Anon, uma menina que se transferiu para a Escola Feminina Haneoka e para se integrar ao novo ambiente ela acabou fazendo uma banda, já que por lá as bandas femininas estavam fazendo sucesso. O problema é que, como ela entrou tarde, não restaram muitas opções de integrantes para a banda…

“BanG Dream! It’s MyGO!!!!!” só possui elogios de quem o assistiu, além de ter músicas que vão ficar na sua cabeça um bom tempo!

Episódios: 13 eps. de 23 min.

Onde assistir: Crunchyroll.

Buddy Daddies

Buddy Daddies, um dos melhores animes de 2023
Imagem: Crunchyroll/Divulgação

“Buddy Daddies” conta a história de dois assassinos profissionais que eliminam um perigoso mafioso. Mas o problema é que eles descobrem que o tal mafioso deixou para trás uma filhinha de quatro anos, agora órfã.

Eles decidem então criá-la e no meio de missões e tiroteios, os dois matadores de aluguel se veem equilibrando a preparação de refeições saudáveis, incentivando o desenvolvimento intelectual da pequena e até mesmo levando-a para a creche.

Esse é mais um caso de um anime com uma história extremamente divertida e original, quebrando as expectativas logo de cara, levando merecidamente o título como um dos melhores animes de 2023.

Episódios: 12 eps. de 24 min.

Onde assistir: Crunchyroll.

Skip and Loafer

Skip and Loafer um dos melhores animes de 2023
Imagem: Crunchyroll/Divulgação

Este é um dos únicos shoujo (animes voltados para o público feminino) a figurar na lista de melhores animes do ano. Ele conta a história de Iwakura Mitsumi, uma menina que se formou no Fundamental em uma pequena escola no interior e entrou em uma escola de Ensino Médio de alto nível em Tóquio como líder de classe.

Apesar de ser extremamente inteligente, Mitsumi não é a pessoa mais sociável do mundo, e isso faz com que ela entre em conflito com algumas pessoas e faça amizades bem esquisitas. Esse é o típico anime “slice of life” que com certeza irá te conquistar pela simplicidade e pela relação dos personagens.

Episódios: 12 eps. de 23 min.

Onde assistir: Crunchyroll.

Hell’s Paradise

Imagem: Crunchyroll/Divulgação

“Jigokuraku” (ou “Hell’s Paradise”, como ficou sendo chamado no ocidente) foi para muitos o melhor anime do ano de 2023 e não é para menos.

Com muita ação, uma ótima trilha sonora e uma animação fenomenal, essa obra se passa no final do período Edo no Japão e conta a história de Gabimaru, o mais forte ninja de Iwagakure que está condenado a morte, mas que pode sobreviver caso encontre o Elixir da Vida, que segundo a lenda está numa terra budista sagrada.

Acompanhado de seu futuro carrasco, Gabimaru encontra vários outros condenados e monstros aterrorizantes nessa ilha e agora terá de lutar para poder sobreviver.

Episódios: 13 eps. de 23 min.

Onde assistir: Crunchyroll.

[Oshi no Ko]

Imagem: HIDIVE/Divulgação

“Oshi no Ko” é provavelmente a obra mais curiosa do ano e com certeza tem uma sinopse bem diferente do que você já viu por aí. A obra narra a história inicialmente centrada em Gorou Honda, um ginecologista e grande fã da idol Ai Hoshino.

Quando Ai, grávida, aparece em seu hospital após anunciar uma pausa em sua carreira, Gorou se envolve nos preparativos para o parto para que tudo saia perfeito. Contudo, a história toma um rumo inesperado quando, por uma série de eventos, Gorou é assassinado durante um encontro com a garota.

A reviravolta ocorre quando Gorou renasce como Aqua, um dos filhos da idol que admirava. Agora, junto com Ai e sua irmã gêmea Ruby, Aqua explora a indústria do entretenimento no Japão, revelando os perigos ocultos nos bastidores desse mercado. Não se deixe levar pela sinopse aparentemente sem sentido, pois esse é sem dúvidas alguma um dos melhores animes de 2023.

Episódios: 11 eps. de 24 min.

Onde assistir: HIDIVE.

Rurouni Kenshin

Imagem: Crunchyroll/Divulgação

Apesar de o mangá original ser de 1994 e a obra inclusive ter ganhado um anime muito popular em 1996, que chegou ao Brasil com o nome de “Samurai X”, em 2023 ele ganhou um “remake” e foi facilmente m dos melhores animes de 2023.

A obra conta a história de Kenshin Himura, um habilidoso espadachim conhecido como “Battousai, o Retalhador”, que outrora lutou durante a Revolução, mas agora busca a redenção usando sua espada de lâmina invertida jurando nunca mais matar. O anime foi totalmente redesenhado e segue de forma fiel os acontecimentos do mangá e é uma ótima porta de entrada para a obra.

Episódios: 24 eps. de 23 min.

Onde assistir: Crunchyroll.

PLUTO

Imagem: Netflix/Divulgação

Este é não só um dos melhores animes dos anos, mas para muitos ele pode ser colocado até mesmo como um dos melhores animes já produzidos. Ele é uma releitura feita por Naoki Urasawa, um dos gênios dos mangás, da lendária obra de Osamu Tezuka, tido como o pai dos mangás, “Astro Boy”.

Mas, diferente da obra original, “Pluto” aborda temas muito mais profundos e apresenta tudo de maneira muito mais adulta, seguindo a trama de uma série de assassinatos causados possivelmente por um robô. O anime foi grandemente elogiado por seguir de forma fiel o mangá e pela animação extremamente bela.

Episódios: 8 eps. de 60 min.

Onde assistir: Netflix.

O ano de 2023 foi repleto de obras de extrema qualidade e para todos os gostos. De comédias, slice of lifes até animes de ação e adaptações de verdadeiros clássicos. É até difícil em meio a tantas obras, quais foram os melhores anime do ano, mas essa lista com certeza irá ajudá-lo!