As animações japonesas estão presentes no mercado audiovisual há décadas e continuam a conquistar fãs ao redor do mundo. Dentre os principais gêneros de desenhos, algumas obras se tornaram mais populares do que outras e até viraram referência no quesito estilo e narrativa. A seguir, confira alguns dos animes mais populares dos principais gêneros e onde assisti-los.

Leia mais:

Shounen

1 - Conheça alguns dos animes mais populares de cada gênero e onde assisti-los
Reprodução: Netflix

São animações cujo protagonista é um menino, o qual passa por algumas dificuldades para amadurecer. Costuma envolver temáticas de luta, mas também podem aparecer cenas de comédia, romance e temas escolares.

Yu Yu Hakusho nos apresenta a um mundo de lutas ambientado em inúmeros cenários sobrenaturais. Isso porque o adolescente encrenqueiro Yusuke Urameshi morreu antes da hora e acabou se transformando em um fantasma. Agora, ele precisa provar para o rei do mundo espiritual que ele é digno o bastante para ressuscitar e, posteriormente, se tornar um detetive sobrenatural para defender o mundo dos homens de espíritos maus e de demônios. Pode ser assistido no serviço de streaming Crunchyroll.

publicidade

Em Bakugan, o jovem Dan Kuso é um dos melhores guerreiros de um jogo de monstros, chamado Bakugan. Ele e sua esquipe utilizam cartas especiais para abrir uma arena de batalhas e usam monstros em formato de bola para lutar entre si. Tudo corria naturalmente bem até que um jogador misterioso, chamado Mascarado, começa a roubar os Bakugans alheios. Dan e seus amigos descobrem que ele tem um plano maligno e precisam encontrar uma forma de detê-lo. Quem se interessou pode assistir no Prime Video.

Hunter X Hunter é um dos mais clássicos animes de luta já lançados. Neste mundo, qualquer um pode se tornar um assassino de valor, independentemente da idade, e participar de um concurso para ganhar uma licença de caçador. Uma vez com esta licença, é possível fazer coisas que as pessoas normais não poderiam. É assim que Gon Freecss inicia sua jornada: ele deseja se tornar um caçador para que seu pai o note e assim eles possam se reconectar. Mas até lá, ele deve passar por muitas lutas violentas e enfrentar muitos seres do mal até encontrar seu pai. Os interessados podem acompanhar a história na Netflix.

Shoujo

2 - Conheça alguns dos animes mais populares de cada gênero e onde assisti-los
Reprodução: Netflix

Já o Shoujo é um formato de história cujo público-alvo são as meninas. Nestes animes, as protagonistas são jovens adultas as quais são expostas a cenários escolares, de romance e, quase sempre, de magia.

Em Romantic Killer, a jovem Anzu é uma adolescente despreocupada que não está nem aí para o romance. Na verdade, só há três coisas que importam para ela: seu gatinho de estimação, vídeo games e chocolate. No entanto, tudo vira de cabeça para baixo quando uma criatura mágica aparece em sua vida e transforma seu dia a dia em um romance super clichê. Você pode conferir o desenrolar da história na Netflix.

Sailor Moon, de início, parece um anime convencional com garotas adolescentes em rotinas escolares. Contudo, a jovem Usagi Tsukino, de 14 anos, encontra uma gatinha misteriosa chamada Luna. Esta felina, que mais tarde se mostra como um animal falante, faz a vida da menina mudar ao revelar que ela é a Sailor Moon: uma guerreira mágica que deve proteger a Terra das forças do mal. Os interessados podem acompanhar o desenrolar da história na Netflix.

Kodomomuke

3 - Conheça alguns dos animes mais populares de cada gênero e onde assisti-los
Reprodução: Netflix

Os desenhos do gênero Kodomomuke são aqueles voltados especificamente para crianças, visto que as narrativas são mais simples e lúdicas, explorando quase sempre temas como a amizade e a família.

No filme O Serviço de Entregas da Kiki, somos apresentados a uma narrativa muito bem desenvolvida sobre amizade, confiança e companheirismo. Kiki é uma garotinha com poderes mágicas que deve se mudar, sozinha, para outra cidade a fim de concluir o seu treinamento de bruxa. Ela leva consigo seu gato falante, chamado Jiji, e embarca numa aventura incrível onde conhecerá pessoas importantes para seu amadurecimento, além de enfrentar situações cômicas.

Em A Viagem de Chihiro, a jovem Chihiro está de mudança com os pais para outra cidade. Contudo, antes de chegar ao seu destino, eles ficam presos em uma armadilha e vão parar em um mundo mágico diferente de tudo o que já conheceram. Nesta realidade, há feiticeiras, dragões e várias outras criaturas, e Chihiro precisa salvar os pais e encontrar o caminho de volta para seu mundo.

Ambos os filmes estão presentes no catálogo da Netflix.

Seinen

4 - Conheça alguns dos animes mais populares de cada gênero e onde assisti-los
Reprodução: Netflix

O gênero Seinen hospeda animes com protagonistas masculinos, mas com temáticas mais sérias. Isso porque o público-alvo é para maiores de 18 anos, assim, facilmente é possível encontrar temáticas envolvendo lutas sangrentas, drogas, guerras, e muito mais.

No anime Death Note, somos apresentados a Light Yagami: um estudante do ensino médio que encontra um caderno demoníaco em seu caminho para casa. Este objeto está amaldiçoado e pode levar à morte qualquer pessoa que tenha o nome escrito nele. Após testar os novos poderes a que teve acesso, Light decide se tornar uma espécie de “líder do novo mundo” para livrar a sociedade de bandidos, mas ele fica tão preso nisso que mata desenfreadamente, alertando a força policial da cidade –– a qual iniciará um jogo de gato e rato para capturá-lo. O desenho está completo na Netflix.

Baki narra as aventuras do protagonista de mesmo nome, o qual é um encrenqueiro na escola. Já muito conhecido por ser um bom lutador, ele descobre que um torneio clandestino será iniciado em Tóquio e decide participar depois que alguns dos criminosos mais perigosos do mundo se direcionam para a cidade a fim de matá-lo. Baki, então, passa a se preparar para o torneio e para enfrentar um por um. É possível acompanhar a história na Netflix.

Josei

5 - Conheça alguns dos animes mais populares de cada gênero e onde assisti-los
Reprodução: Crunchyroll

Josei também é um gênero voltado para um público mais maduro, em especial às meninas mais velhas, pois trata de assuntos conectados à faculdade, vida amorosa, trabalho, e questões sexuais.

Em Orange, vemos uma mistura de acontecimentos misteriosos (ocasionados por uma viagem no tempo) e uma série de eventos que parecem irreais, de tão traumáticos que se mostram. Na narrativa, conhecemos Takamiya Naho, uma adolescente que recebe uma carta estranha: quando ela abre, percebe que foi escrita por si mesma 10 anos no futuro e enviada para ela a fim de prevenir um acontecimento ruim. Ela decide ignorar e tomar as próprias decisões, contrariando o que foi escrito na carta; nisso, as coisas começam a dar errado. Você pode assistir ao anime no Crunchyroll.