O veículo espacial Perseverance, da NASA, capturou imagem panorâmica em 360° da região de Marte conhecida como Cratera Jezero, que já foi inundada de água. Acredita-se que essa bacia seja local promissor para buscar evidências de vida extraterrestre.

A imagem é composta por 993 imagens individuais capturadas pelo instrumento Mastcam-Z do Perseverance ao longo de três dias em novembro de 2023.

Leia mais:

Os editores fizeram alguns ajustes na imagem para aumentar o contraste e exagerar as diferenças de cores, dando à cena condições de iluminação semelhantes às da Terra. Em realidade, Marte parece mais escuro e avermelhado. Veja a imagem abaixo:

publicidade

Veja a Cratera Jezero em 360º (Imagem: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS)

Perseverance

  • O Perseverance pousou com sucesso na Cratera Jezero em 18 de fevereiro de 2021, juntamente com o helicóptero robótico Ingenuity;
  • A missão do Perseverance e do Ingenuity é estudar o ambiente marciano rochoso e buscar evidências de que Marte já teve condições favoráveis ​​à vida microbiana;
  • A Cratera Jezero é local especialmente promissor porque os cientistas acreditam que ela era lago de 250 metros de profundidade preenchido com material orgânico há cerca de 3,5 bilhões de anos;
  • Em dezembro de 2023, o Perseverance comemorou seu milésimo dia marciano de missão e os cientistas continuam recebendo novas descobertas.

Marte em panorama

Mesmo nesta última imagem em 360°, é possível encontrar evidências do passado turbulento de Marte e seu potencial para a vida microbiana. Diferentes camadas de rochas registram diferentes partes da história da cratera.

O Curiosity, rover também da NASA, segue trabalhando em Marte, mas em outra parte do planeta, chamada Monte Sharp.

Recentemente, o Curiosity capturou impressionante vídeo mostrando o progresso de dia marciano do anoitecer ao amanhecer.