Arqueólogos encontraram três pessoas enterradas dentro de uma caverna no nordeste do México. Segundo os pesquisadores, as sepulturas têm cerca de 2.500 anos e fazem parte do chamado período “pré-clássico” mexicano.

Diversos objetos também foram encontrados na caverna

• Segundo o Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH), uma análise dos restos mortais revelou que duas das pessoas enterradas no local eram adolescentes e a outra era um bebê.
  • Restos de cestaria (objetos trançados), tecidos e fibras foram encontrados ao lado dos corpos.
  • Os restos mortais foram encontrados em pedaços e é possível que tenham sido desmembrados durante um ritual.
  • Sementes, pontas de lança e plantas também foram encontrados no local.
  • As informações são do Live Science.

Período “pré-clássico” mexicano

De acordo com os arqueólogos, os corpos datam de algum momento entre 3.000 e 2.500 anos atrás. Esta janela inclui um tempo chamado de período “pré-clássico” no México. Durante esse tempo, os povos que viviam no norte do México se dedicaram ao comércio de longa distância e praticaram uma variedade de estilos de vida, incluindo caça, coleta e cultivo.

A relação entre as três pessoas encontradas na caverna ainda não está clara. Para isso, são necessários exames de DNA.

A proximidade de seus restos mortais e a localização na mesma camada de solo sugerem que as três pessoas podem ter morrido na mesma época, observaram os pesquisadores. Também não está claro como esses indivíduos morreram, o que os arqueólogos tentam descobrir a partir de agora.

As escavações na caverna começaram em 2003 e cerca de 30 mil artefatos e ecofatos (restos biológicos que os humanos podem ter usado) foram descobertos desde então.