Netflix pode adicionar compras e mais anúncios; entenda

Gigante do streaming deve explorar novas manerias de gerar receita com o negócio de games
Gabriel Sérvio06/01/2024 11h04
Netflix
(Imagem: Marti Bug Catcher / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Até então, assinantes da Netflix podiam baixar mais de 70 jogos para celular gratuitamente, incluindo títulos populares como GTA (Grand Theft Auto), Monument Valley, Oxenfree , entre muitos outros. Isso pode mudar em breve.

  • A empresa deve explorar novas manerias de gerar receita também com o negócio de games. Pelo menos é o que sugere o The Wall Street Journal.
  • Segundo o jornal americano, a gigante do streaming vem discutindo há meses opções de como ganhar dinheiro com jogos.
  • A mudança deve incluir desde compras pelo aplicativo de títulos premium a exibição de anúncios em jogos para assinantes do plano mais básico do serviço.
  • Jogos considerados de alto orçamento devem ser os primeiros títulos pagos, informou o WSJ.

Leia mais:

O mesmo método é adotado por outras empresas do mundo dos jogos para celular. A estimativa é que esse nicho movimento mais de US$ 111 bilhões em 2024, segundo o TechCrunch. A própria Netflix teria gasto aproximadamente US$ 1 bilhão na aquisição de estúdios de jogos e investimento geral em seu negócio de jogos.

Vale destacar que a empresa está discutindo a ideia. Em abril passado, a Netflix chegou a declarar que não iria adicionar anúncios e pagamentos nos jogos em uma teleconferência de resultados: “Queremos ter uma experiência de jogo diferenciada e parte disso é dar aos criadores de jogos a capacidade de pensar em construir jogos puramente da perspectiva da diversão do jogador e não ter que se preocupar com outras formas de monetização”, disse o co-CEO da Netflix, Greg Peters.

Os planos, entretanto, mudam. A Netflix também já foi contra adicionar anúncios e reprimir o compartilhamento de senhas, mas mudou de ideia depois que perdeu milhares de assinantes em 2022. O serviço também ficou mais caro recentemente nos EUA, com plano premium agora custando US$ 22,99 para novos clientes.

A Netflix teria discutido a cobrança de dinheiro por seus futuros jogos de alto orçamento, escreveu o WSJ, acrescentando que os analistas determinaram que a Netflix gastou aproximadamente US$ 1 bilhão na aquisição de estúdios de jogos e no investimento geral em seu negócio de jogos.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.