A empresa RayNeo vai aproveitar a CES 2024, primeiro grande evento de tecnologia do ano, para apresentar seus novos óculos ultraleves que unem realidade aumentada (RA), inteligência artificial (IA) e tecnologia 3D. Além do RayNeo X2 Lite, como foi batizado, a companhia também anunciou o pré-lançamento dos óculos binoculares RayNeo X2.

RayNeo X2 Lite

A RayNeo é destaque no setor de RA. O modelo X2 Lite foi apresentado pela primeira vez no evento Qualcomm Snapdragon Summit de 2023 e chegará à CES 2024.

Leia mais:

Confira alguns detalhes da novidade:

publicidade
  • Além de realidade aumentada, os óculos contam com tecnologia 3D colorida e recursos de IA;
  • Eles vêm com a plataforma Snapdragon AR1 Gen 1 e, de acordo com a empresa, pesam apenas cerca de 60 gramas, sendo os mais leves do setor;
  • A RayNeo também destaca que o modelo aproveita as ondas de MicroLED e visão de campo de 30º para experiência imersiva, que também se ajusta às condições de iluminação e à luz solar intensa;
  • Ainda, o modelo tem câmera de 12 MP de definição, captura a perspectiva da pessoa que o veste, tem microfones triplos para melhorar os comandos por voz e recurso de anti-vazamento de som chamado “Whisper Mode” para manter a privacidade do usuário;
  • Unindo IA, 3D e RA, o CEO Howie Li explica que o X2 Lite funciona como um assistente: ele cria um avatar 3D que aparece diante dos olhos e aproveita o modelo de linguagem de IA para criar conexão com o redor, realizando tarefas cotidianas.

RayNeo X2 AR Glasses (Imagem: Divulgação/RayNeo)

Outro modelo de óculos com RA também foi anunciado

A empresa também aproveitou para anunciar o RayNeo X2, óculos de realidade aumentada binoculares. O modelo tem recursos semelhantes ao X2 Lite, como tecnologia MicroLed, 3D colorido e tela de brilho adaptável, mas com algumas novidades. Uma delas é a plataforma Snapdragon XR2 Gen 1.

Como a RayNeo explica, essa versão também funciona como um assistente, oferecendo navegação com localização e mapeamento simultâneo, tradução ao vivo e jogos de realidade aumentada. É possível interagir com o modelo usando comandos de voz, touch pad ou um anel de controle.

Lançamento dos óculos

Ambos modelos serão apresentados durante a CES 2024. O primeiro, o RayNeo X2 Lite, deve ser lançado no terceiro trimestre desse ano. A disponibilidade é limitada e será anunciada antecipadamente.

Já os óculos binoculares, o RayNeo X2, serão lançados no Indiegogo, plataforma de financiamento coletivo, em fevereiro de 2024.

Olhar Digital na CES 2024

A CES 2024 acontece entre 9 e 12 de janeiro no Centro de Convenções em Las Vegas. O Olhar Digital estará lá e você pode acompanhar a cobertura completa no site e nas redes sociais.