A LG inaugurou, nesta segunda-feira (15), a sua primeira fábrica de carregadores de veículos elétricos fora da Coreia do Sul, conforme anunciou a empresa. Com mais de 5 mil metros quadrados, o novo empreendimento fica no estado do Texas, EUA, e deverá produzir 10 mil unidades por ano para o mercado norte-americano. 

O que você precisa saber: 

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  • A empresa já começou a montar carregadores domésticos de 11 kW e deve começar a produzir carregadores rápidos de 175 kW no primeiro semestre de 2024; 
  • A meta também é fabricar carregadores ultrarrápidos de 350 kW em algum momento deste ano, projetados para “viagens comerciais e de longa distância”; 
  • Segundo a LG, o Texas foi escolhido por dois motivos: a fabricante já tem outras instalações lá e o estado oferece “excelentes redes de logística e transporte”; 
  • Vale lembrar que a GM, Toyota e Tesla também possuem fábricas no mesmo estado; 
  • O Próximo passo da empresa é reforçar seu negócio de EVs também na Europa e Ásia. 

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Ao estabelecer a nossa fábrica de produção de carregadores EV no Texas, conseguiremos responder ativamente à crescente procura de infraestruturas EV nos EUA. A LG está empenhada em fornecer qualidade intransigente e oferecerá aos clientes soluções confiáveis de carregamento de veículos elétricos que combinam unidades de carregamento eficientes com sistemas de controle avançados. 

Jang Ik-hwan, presidente da LG Business Solutions Company, em comunicado oficial.

A LG entrou no ramo dos EVs há dois anos, quando decidiu comprar a empresa sul-coreana de carregadores de bateria EV AppleMango. Além de expandir os negócios da companhia, mais focada e conhecida por seus celulares e outros dispositivos eletrônicos, o investimento permitirá que a empresa capitalize a partir do esforço dos EUA para construir mais carregadores públicos de EVs. 

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De acordo com o Escritório Conjunto de Energia e Transporte, atualmente os EUA possuem 169.741 portas de carregamento (DC rápido ou Nível 2) em 65.113 estações — o governo Biden quer pelo menos 500 mil carregadores públicos até 2030. 

Vale lembrar que a Tesla, bem como outras fabricantes de EVs, também abraçou o plano do governo americano para expandir carregadores. A montadora de Elon Musk liberou seus pontos de recargas para elétricos de outras marcas, uma forma de aumentar as opções para os motoristas.