Tumbas, esqueletos e objetos do Egito Antigo encontrados em escavações

As escavações que revelaram os artefatos foram iniciadas em 2019, mas forma interrompidas durante a pandemia da Covid-19
Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares 15/01/2024 08h33
Entre os artefatos foram encontrados mascaras coloridas de múmias (Crédito: Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades)
Entre os artefatos foram encontrados mascaras coloridas de múmias (Crédito: Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um grupo de arqueólogos encontrou no norte de Saqqara, no Egito, uma série de tumbas que datam de diferentes dinastias egípcias. Os enterros aconteceram entre 1800 e 4800 anos atrás e junto deles também foram encontradas diferentes artefatos, como máscaras coloridas e até mesmo a estátua de uma divindade.

As escavações foram lideradas pelo diretor do Instituto para o Estudo de Civilizações Antigas e Recursos Culturais da Universidade de Kanazawa, no Japão, Nozomu Kawai e anunciado pela página do Ministério do Turismo e Antiguidade do Egito, no Facebook

https://www.facebook.com/tourismandantiq/posts/pfbid025GCx5mPHewA6F7BprY5VVGuxMTsiXAk7pfoZihEJj2FbG5sB1A3pquuSCKZmdkCnl

As escavações no local da descoberta, escarpa oriental do planalto norte de Saqqara, começaram ainda em 2019, quando Kawai e sua equipe encontraram alguns sepultamentos. No entanto, a pandemia do covid-19 interrompeu as escavações, que foram retomadas apenas 4 anos depois, em 2023.

Um dos seputamentos encontrados pelos pesquisadores data da Segunda Dinastia, há 4800 anos. O individuo foi enterrado agachado dentro de um caixão de madeira que foi deteriorado por cupins (Crédito: Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades)
Um dos sepultamentos encontrados pelos pesquisadores data da Segunda Dinastia, há 4800 anos. O individuo foi enterrado agachado dentro de um caixão de madeira que foi deteriorado por cupins (Crédito: Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades)

Leia mais:

Artefatos encontrados em Saqqara

Nas escavações recentes, foram encontrados vários enterros e artefatos que pertencem à Segunda Dinastia (há cerca de 4800 anos), a 18º Dinastia (entre 1500 e 1295 a.C.), do Período Tardio (entre 712 a 332 a.C.) e até mesmo dos tempos ptolomaico e romano. Entre os artefatos foram encontrados:

  • Máscaras coloridas que foram provavelmente utilizadas pelos mortos, datando provavelmente do período romano, que aconteceu entre 29 a.C. e 641 d.C.;
  • Uma estátua de Hipócrates, um deus criança associado ao silêncio, montado em cima de um ganso, um espírito maligno, representando o triunfo da divindade sobre o mal;
  • Também foi encontrado uma estela, ou laje de pedra esculpida, com uma inscrição que indica que ela pertencia a um homem chamado Heroides.
A estela contem a inscrição "Heroides", um homem provavlemente eenterrado na tumba onde a rocha foi encontrada (Crédito:  Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades)
A estela contem a inscrição “Heroides”, um homem provavlemente eenterrado na tumba onde a rocha foi encontrada (Crédito:  Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades)

Apesar de impressionante, achados do tipo não são raros na região de Saqqara no Egito. A região contém diversas necrópoles, fazendo com que não seja exatamente uma surpresa que os arqueólogos tenham encontrado sepultamentos e artefatos de diferentes períodos em um mesmo local. 

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.