Um grupo de arqueólogos encontrou no norte de Saqqara, no Egito, uma série de tumbas que datam de diferentes dinastias egípcias. Os enterros aconteceram entre 1800 e 4800 anos atrás e junto deles também foram encontradas diferentes artefatos, como máscaras coloridas e até mesmo a estátua de uma divindade.

As escavações foram lideradas pelo diretor do Instituto para o Estudo de Civilizações Antigas e Recursos Culturais da Universidade de Kanazawa, no Japão, Nozomu Kawai e anunciado pela página do Ministério do Turismo e Antiguidade do Egito, no Facebook

publicidade

– مقبرة من عصر الأسرة الثانية وعدد من الدفنات واللقي الأثرية… كشف جديد بمنطقة سقارة الأثرية——— نجحت البعثة…

Publicado por ‎Ministry of Tourism and Antiquities وزارة السياحة والآثار‎ em Quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

As escavações no local da descoberta, escarpa oriental do planalto norte de Saqqara, começaram ainda em 2019, quando Kawai e sua equipe encontraram alguns sepultamentos. No entanto, a pandemia do covid-19 interrompeu as escavações, que foram retomadas apenas 4 anos depois, em 2023.

Um dos seputamentos encontrados pelos pesquisadores data da Segunda Dinastia, há 4800 anos. O individuo foi enterrado agachado dentro de um caixão de madeira que foi deteriorado por cupins (Crédito: Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades)
Um dos sepultamentos encontrados pelos pesquisadores data da Segunda Dinastia, há 4800 anos. O individuo foi enterrado agachado dentro de um caixão de madeira que foi deteriorado por cupins (Crédito: Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades)

Leia mais:

publicidade

Artefatos encontrados em Saqqara

Nas escavações recentes, foram encontrados vários enterros e artefatos que pertencem à Segunda Dinastia (há cerca de 4800 anos), a 18º Dinastia (entre 1500 e 1295 a.C.), do Período Tardio (entre 712 a 332 a.C.) e até mesmo dos tempos ptolomaico e romano. Entre os artefatos foram encontrados:

  • Máscaras coloridas que foram provavelmente utilizadas pelos mortos, datando provavelmente do período romano, que aconteceu entre 29 a.C. e 641 d.C.;
  • Uma estátua de Hipócrates, um deus criança associado ao silêncio, montado em cima de um ganso, um espírito maligno, representando o triunfo da divindade sobre o mal;
  • Também foi encontrado uma estela, ou laje de pedra esculpida, com uma inscrição que indica que ela pertencia a um homem chamado Heroides.
A estela contem a inscrição "Heroides", um homem provavlemente eenterrado na tumba onde a rocha foi encontrada (Crédito:  Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades)
A estela contem a inscrição “Heroides”, um homem provavlemente eenterrado na tumba onde a rocha foi encontrada (Crédito:  Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades)

Apesar de impressionante, achados do tipo não são raros na região de Saqqara no Egito. A região contém diversas necrópoles, fazendo com que não seja exatamente uma surpresa que os arqueólogos tenham encontrado sepultamentos e artefatos de diferentes períodos em um mesmo local.