Entre os artefatos foram encontrados mascaras coloridas de múmias (Crédito: Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades)
Um grupo de arqueólogos encontrou no norte de Saqqara, no Egito, uma série de tumbas que datam de diferentes dinastias egípcias. Os enterros aconteceram entre 1800 e 4800 anos atrás e junto deles também foram encontradas diferentes artefatos, como máscaras coloridas e até mesmo a estátua de uma divindade.
As escavações foram lideradas pelo diretor do Instituto para o Estudo de Civilizações Antigas e Recursos Culturais da Universidade de Kanazawa, no Japão, Nozomu Kawai e anunciado pela página do Ministério do Turismo e Antiguidade do Egito, no Facebook.
As escavações no local da descoberta, escarpa oriental do planalto norte de Saqqara, começaram ainda em 2019, quando Kawai e sua equipe encontraram alguns sepultamentos. No entanto, a pandemia do covid-19 interrompeu as escavações, que foram retomadas apenas 4 anos depois, em 2023.
Leia mais:
Nas escavações recentes, foram encontrados vários enterros e artefatos que pertencem à Segunda Dinastia (há cerca de 4800 anos), a 18º Dinastia (entre 1500 e 1295 a.C.), do Período Tardio (entre 712 a 332 a.C.) e até mesmo dos tempos ptolomaico e romano. Entre os artefatos foram encontrados:
Apesar de impressionante, achados do tipo não são raros na região de Saqqara no Egito. A região contém diversas necrópoles, fazendo com que não seja exatamente uma surpresa que os arqueólogos tenham encontrado sepultamentos e artefatos de diferentes períodos em um mesmo local.
Esta post foi modificado pela última vez em 12 de janeiro de 2024 14:45