A LG exibiu, na CES 2024, a Signature OLED T – smart TV 4K de 77 polegadas. Duas características do modelo chamam bastante atenção. Primeiro, sua transparência. Segundo, a ausência de fios ao redor. E existem explicações para ambos.

Para quem tem pressa:

  • A LG apresentou na CES 2024 sua nova smart TV 4K de 77 polegadas, a Signature OLED T, que chamou atenção por ser transparente e aparentemente sem fio;
  • A transparência da TV se deve ao painel OLED transparente, complementado por uma película que pode ser enrolada e desenrolada. Isso permite alternar entre modos transparente e opaco;
  • No modo transparente, a TV usa a tecnologia Always-On-Display (AOD) para exibir conteúdos que parecem “flutuar no ar”, segundo a LG. O modo inclui um T-Bar na parte inferior, com informações úteis. Quando desligada, a tela se torna “quase invisível”;
  • Quanto à ausência de fios, a TV possui, na verdade, apenas um cabo de energia. Os demais (de consoles e TV boxes, por exemplo) vão na Zero Connect Box, caixinha responsável por transmitir imagem 4K e áudio para a televisão.

Talvez você esteja se perguntando: mas como é possível uma TV ser transparente e “sem fios”? O Olhar Digital cobriu o evento (o maior do mundo da tecnologia), em Las Vegas (EUA), e te conta os segredos por trás da proeza da LG.

publicidade

Leia mais:

TV transparente da LG

Para começar, a transparência. E a resposta é simples: o painel OLED da TV é transparente, com uma película que enrola e desenrola. Graças a essa combinação, dá para alternar entre os modos transparente e opaco por meio de um botão. O primeiro é voltado para “descansos de tela” (fotos, vídeos, obras de arte). Já o segundo acrescenta contraste à tela para o usuário conseguir, de fato, assistir algo.

publicidade

Quando transparente, a TV utiliza o recurso Always-On-Display (AOD) – aquele já usado em tablets, celulares e smartwatches – para rodar imagens. “O conteúdo exibido na tela transparente parece flutuar no ar”, descreve a LG. O modo também traz o T-Bar, barra “sólida”, na parte inferior, com informações úteis (clima, títulos de música, alertas de notícias). Daí o “T” no nome da TV. Quando desligada, a tela fica “praticamente invisível”, segundo a marca.

Já o modo opaco é uma espécie de filtro, que desenrola para cima ou para baixo a partir da base da smart TV LG Signature OLED T. Quando sobe, é como se a tela ficasse mais sólida, semelhante a painéis de projetores. O tal T-Bar só funciona graças a essa opacidade. É um pedacinho deste filtro no “modo transparente” da TV.

publicidade

A transição entre os modos é possível graças ao novo processador AI α (Alpha) 11 da LG e à estrutura em volta dela, que lembra uma estante. No caso do chip, ele roda inteligência artificial (IA) e, segundo a LG, entrega desempenho quatro vezes superior aos processadores de modelos anteriores de TV da marca. Em relação à estrutura, é por meio dela que a película do “modo opaco” enrola e desenrola.

Sem fio?

Smart TV LG Signature OLED T, a TV transparente da marca
(Imagem: Divulgação)

Agora, a ausência de fios. Muitos acharam que a TV funcionasse a bateria. Na verdade, a TV só tem um fio: o cabo de energia. A aparência wireless do aparelho se deve à Zero Connect Box, hub de conexões do aparelho. Ou seja, o usuário deve conectar a ela o que quiser usar na televisão (consoles e TV boxes, por exemplo). Os fios vão na caixinha.

publicidade

A Zero Connect Box “joga” imagem 4K e áudio para a televisão – com taxa de atualização de 120 Hz e subwoofer (caixa de graves) no sistema de som – por meio da tecnologia de transmissão sem fio da LG. Assim, os usuários podem colocar a TV literalmente onde quiserem no cômodo. Pelo menos, é o que a fabricante garante.

A TV transparente da LG chega primeiro aos mercados dos Estados Unidos e Coreia do Sul. Em relação ao Brasil, não há previsão de quando (ou se) a smart TV “diferentona” vai chegar. Aguardemos, então.

Durante a CES 2024, a maior feira de tecnologia do mundo, conversamos com Igor Krauniski, gerente sênior de produtos de TV da LG Electronics do Brasil.

Não é apenas um conceito. É um produto que será lançado efetivamente esse ano, em alguns mercados específicos. Por enquanto, ainda não temos a confirmação no Brasil. Mas qual é a grande evolução desse painel Oled? É conseguir ter transparência somada à qualidade de imagem. Temos uma Oled transparente que, com o filtro de contraste, garante a mesma qualidade de imagem que um modelo convencional. E quais os pontos fortes? Não depender de pontos para a conexão física. Com a (Connect) Box, consigo deixar a TV sem a limitação de conexões. Ao mesmo tempo, tenho toda a transparência que destaca e valoriza o ambiente do consumidor. Tudo isso embarcado em um produto de 77 polegadas, que ganhou o prêmio de melhor produto da CES 2024.