Nas profundezas do mar do litoral da Costa Rica, no lado banhado pelo Oceano Pacífico, a cerca de 2,8 mil metros abaixo da superfície, um grande número de polvos perolados se aninham, incubando seus preciosos filhotes

Descoberto no ano passado, o local no Monte Submarino Tengosed é um raro berçário de polvos escondido na zona batipelágica escura, um lugar considerado frio demais para cefalópodes delicados. No entanto, o calor proporcionado pelo vulcão submarino cria temperaturas perfeitas de nidificação para várias espécies diferentes de polvos – já falamos sobre isso aqui.

Mamães polvo muitas vezes se enrolam com tentáculos e ventosas virados para fora. Os pesquisadores acreditam que esta seja uma posição de defesa em relação a predadores. Quando uma fêmea de polvo está gestante, ela não come e morre na mesma época em que seus ovos eclodem. Este grupo foi observado perto de um pequeno afloramento rochoso chamado de El Dorado Hill, no litoral da Costa Rica. Crédito: Instituto Oceânico Schmidt

Cientistas identificam quatro novas espécies de polvos

Já foram identificadas quatro espécies de polvo até então desconhecidas pelos cientistas cuidando de seus ovos no chamado Jardim dos Polvos. “Por meio de um trabalho árduo, nossa equipe descobriu novas fontes hidrotermais no litoral da Costa Rica e confirmou que elas abrigam berçários de polvo de águas profundas e biodiversidade única”, diz a oceanógrafa Beth Orcutt, do Laboratório Bigelow de Ciências Oceânicas, em comunicado.

Foi há menos de uma década que a ventilação hidrotermal de baixa temperatura foi confirmada em vulcões antigos longe das cristas do meio do oceano. Esses locais são significativamente difíceis de encontrar, pois você não pode detectar suas assinaturas na coluna de água.

Beth Orcutt, oceanógrafa do Laboratório Bigelow de Ciências Oceânicas.

A descoberta e as expedições de observação subsequentes não foram feitas por mergulhadores humanos – o que seria bastante difícil de administrar. Em vez disso, um veículo submarino operado remotamente, o R/V Falkor, fez mergulhos repetidos até o local, coletando imagens de mais de 160 espécimes em alto mar para ajudar a identificar e catalogar a incrível biodiversidade da área.

Entre eles, foram identificados quatro novos tipos de polvos, que estão sendo analisados por pesquisadores, com suas descobertas a serem publicadas em breve.

Das quatro novas espécies, apenas uma foi descoberta ninhando em uma fonte hidrotermal; é uma espécie de Muusoctopus, relacionada com outras espécies do mesmo gênero encontradas ali Os cientistas apelidaram-na de polvo Dourado, porque foi encontrado em uma elevação rochosa popularmente chamada de El Dorado Hill.

Viveiro de outros animais marinhos

Vários outros montes submarinos próximos também foram identificados como hospedaria de polvos nidificantes, começando com a descoberta do Monte Submarino Davidson em 2018, onde milhares de animais se reúnem para cuidar de seus filhotes. A densidade da comunidade, incomum para criaturas não conhecidas por serem sociais, sugere que as espécies de Muusoctopus evoluíram de tal forma que precisam das fontes hidrotermais para procriar.

De acordo com os pesquisadores, os polvos não são as únicas criaturas que usam os montes submarinos para nidificar. A equipe também encontrou um viveiro de arraias em alto mar, que apelidaram de Skate Park