Apple é a marca mais valiosa do mundo, diz ranking

Valor de mercado da Apple cresceu 74% entre as edições de 2023 e 2024 do Brand Finance Global 500; veja os dados do relatório
Pedro Spadoni17/01/2024 12h19
Apple
(Imagem: hanohiki/Shutterstock)
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A Apple está no topo da lista das 500 marcas mais valiosas do mundo. O ranking integra o Brand Finance Global 500, relatório publicado anualmente e que será divulgado nesta quarta-feira (17) no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Para quem tem pressa:

  • A Apple lidera o ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo, de acordo com o relatório Brand Finance Global 500, que será divulgado no Fórum Econômico Mundial em Davos. Este relatório é uma publicação anual que analisa o valor das maiores empresas globais;
  • Entre 2023 e 2024, o valor de mercado da Apple cresceu 74%. Enquanto no relatório de 2023 a Apple valia US$ 219 bilhões (aproximadamente R$ 1 trilhão), em 2024, seu valor saltou para impressionantes US$ 516,6 bilhões (R$ 2,5 trilhões);
  • A Apple ampliou seu valor de mercado investindo em diversas áreas de negócios além da venda de iPhones, que mantém uma participação de mercado de 71% em smartphones premium. Outras marcas no topo da lista incluem Microsoft, Google, Amazon, Samsung e Walmart;
  • Entre as empresas brasileiras, o Itaú é novamente a marca mais valiosa, avaliada em US$ 8,3 bilhões (R$ 41 bilhões), mas caiu 22 posições no ranking global de 2023 para 2024, ficando em 263º lugar. Outras empresas brasileiras listadas incluem Banco do Brasil e Bradesco;
  • O valor da marca é calculado com base no benefício econômico líquido que um proprietário obteria licenciando a marca no mercado aberto. A consultoria Brand Finance analisa mais de cinco mil das marcas mais valiosas do mundo para compilar sua lista anual.

O valor de mercado da empresa mais do que dobrou entre as edições de 2023 e 2024 do relatório. No Brand Finance Global 500 publicado no ano passado, o valor da Apple era US$ 219 bilhões (aproximadamente R$ 1 trilhão) – menor que o da Microsoft. Já na edição deste ano, o valor da empresa saltou para US$ 516,6 bilhões (R$ 2,5 bilhões).

Leia mais:

Para o ranking, o valor da marca é o benefício econômico líquido que o proprietário obteria com licenciamento no mercado aberto. A consultoria analisa anualmente mais de cinco mil entre as empresas mais valiosas do mundo para montar a lista.

Apple: a mais valiosa

Produtos Apple. Via Vista Wei/Unsplash
(Produtos Vista Wei/Unsplash)

A empresa de Tim Cook conseguiu ampliar seu valor de mercado ao apostar em outras vertentes enquanto a venda de iPhones estabilizava, segundo a consultoria. Para você ter uma ideia, a Apple tem 71% de participação no mercado de smartphones premium.

Abaixo da Apple, vieram as seguintes empresas: Microsoft (US$ 340,4 bi), Google (US$ 333,4 bi), Amazon (US$ 308,9 bi), Samsung (US$ 99,4 bi) e Walmart (US$ 96,8).

Confira abaixo os principais pontos do relatório:

  • A Apple alcançou notável crescimento de 74% no valor da marca, recuperando seu título como a marca mais valiosa do mundo por uma grande margem;
  • Setor de inteligência artificial (IA) cresce com valor da marca NVIDIA disparando 163%, tornando-se a marca de crescimento mais rápido do mundo;
  • A marca mais valiosa da Europa, Deutsche Telekom, garante a posição de telecomunicações mais importante do mundo e um lugar no top 10 global;
  • Tesla sai do top 10, caindo para o 18º lugar.

Em relação a empresas brasileiras, o Itaú aparece novamente como a mais valiosa – US$ 8,3 bilhões (R$ 41 bilhões). Mas caiu 22 posições entre as edições de 2023 e 2024 do ranking. Na lista deste ano, o Itaú ocupa o 263º lugar. Abaixo dele, aparecem: Banco do Brasil (431º) e Bradesco (477º).

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.