Conheça a primeira bicicleta elétrica ultraleve da Decathlon

A e-bike é feita de alumínio e pesa apenas 14 kg
Gabriel Sérvio18/01/2024 15h22
A E-EDR AF é a primeira bicicleta elétrica ultraleve da Decathlon
Imagem: Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Decathlon é uma marca que está ganhando espaço também na indústria do ciclismo, especialmente na Europa. A empresa francesa, mais famosa no ramo de artigos esportivos, vem lançando uma seleção de e-bikes nos últimos anos. A mais recente é a E-EDR AF, uma bicicleta elétrica de estrada relativamente acessível da subsidiária Van Rysel.

Como é a e-bike de estrada

  • Esta é a primeira bicicleta elétrica ultraleve da empresa.
  • O modelo é feito de alumínio e pesa apenas 14 kg.
  • O segredo para manter o peso mais baixo passa também pelo motor mais e bateria mais compactos.
  • A bateria de 250 watts-hora fica alojada no quadro. O resultado é uma configuração mais elegante e que parece até uma bicicleta convencional.
  • Segundo a Decathlon, a E-EDR AF pode percorrer até 100 km por carga (e 160 km com extensor de alcance). Assim como em todas as e-bikes, a autonomia depende de vários fatores como tipo de terreno percorrido e estilo de pilotagem do ciclista.
O motor do cubo traseiro Mahle X35 oferece três configurações de assistência. Imagem: Divulgação

Leia mais:

A lista de componentes inclui ainda: garfo de carbono, freios a disco hidráulicos e sistema de transmissão Sram Apex AXS com 12 marchas selecionáveis ​​por meio de um câmbio eletrônico. Segundo a Decathlon, a nova e-bike passou por testes rigorosos sob várias condições antes de chegar ao mercado.

A e-bike mantém os ciclistas informados sobre as estatísticas de viagem por meio de uma pequena tela instalada no guidão. Imagem: Divulgação

Preço

Embora as bicicletas da Decathlon estejam disponíveis nos EUA, as suas e-bikes são vendidas predominantemente no mercado europeu. 

Considerando que o preço médio de uma bicicleta elétrica de estrada de primeira linha pode passar da faixa dos US$ 10 mil (quase R$ 50 mil na cotação atual), a E-EDR AF oferece até uma boa relação custo-benefício, saindo por 2.900 euros (cerca de R$ 15 mil). 

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.