A transição de carros a combustão para modelos elétricos requer infraestrutura adequada para dar conta da nova demanda. Os Estados Unidos, um dos países que mais presencia essa mudança, levou o impacto dos incentivos e subsídios governamentais a sério e instalou 125 novos carregadores de carros elétricos por dia em 2023.

Infraestrutura para carros elétricos nos EUA

Segundo o InsideEVs, atualmente, são 169.330 carregadores disponíveis em 65.015 locais diferentes nos Estados Unidos.

publicidade

Leia mais:

O investimento na infraestrutura vem principalmente devido aos esforços do governo de Joe Biden em incentivar a eletrificação na indústria automobilística, incluindo aumentar a oferta de carregadores nas ruas. Desde o início da gestão, o número aumentou em 70%.

publicidade

A expectativa é que o número continue a subir, com a meta de chegar a 500 mil carregadores disponíveis até 2030. No entanto, a secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm, disse ao CNET que o objetivo deve ser ultrapassado: para ela, serão 1,2 milhão de carregadores até o final da década.

publicidade
carros elétricos
Imagem: Quality Stock Arts/Shutterstock

Eletrificação

A infraestrutura acompanha a demanda pelos elétricos no país. Só em 2023, foram 15,5 milhões de carros vendidos nos EUA, dos quais mais de 1,4 milhão (9% do total) eram elétricos.

Além disso, os estados continuam incentivando a eletrificação. A Califórnia, por exemplo, quer proibir a venda de novos modelos movidos apenas a gasolina até 2035. Outros 17 estados devem aderir.

Qual a situação dos carregadores nos EUA hoje

  • As iniciativas de implementação de carregadores devem apoiar a eletrificação;
  • Por enquanto, são 169.330 unidades disponíveis, das quais apenas 38.090 (23%) são carregadores rápidos (capazes de abastecer um carro de 0 a 80% em cerca de meia hora);
  • Eles estão espalhados em 8.921 localizações nos Estados Unidos, apenas 14% da cobertura do país; isso é apenas um a cada 563 km – considerando que todos estão funcionando;
  • Também vale lembrar que há distinção entre carregadores. Os modelos da Tesla são considerados padrão na indústria, mas há modelos rápidos e outros não – e os primeiros ainda são minoria;
  • O InsideEVs ainda afirma que, no auge, foram 405 carregadores instalados em único dia nos EUA.