Originalmente programado para esta quarta-feira (17), o primeiro lançamento espacial tripulado de 2024 – por meio do qual a SpaceX levará os astronautas da missão Ax-3 à Estação Espacial Internacional (ISS) – precisou ser reagendado.

Em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), a empresa anunciou que a decolagem foi adiada para esta quinta-feira (18), às 18h49 (pelo horário de Brasília), a partir do Centro Espacial Kennedy, da NASA, em Cabo Canaveral, na Flórida. Segundo a publicação, esse atraso “permite que as equipes concluam os checkouts de pré-lançamento e a análise de dados no veículo”.

publicidade

Sobre o lançamento da missão Ax-3 pela SpaceX:

  • A missão Ax-3 será lançada em uma cápsula Dragon no topo de um foguete Falcon 9, da SpaceX, com destino à ISS;
  • Trata-se de um voo privado (não governamental), gerenciado pela Axiom Space, que como o próprio nome sugere, será o terceiro do tipo a visitar o laboratório orbital (não só desta empresa, mas no contexto geral);
  • Este pode ser o primeiro lançamento tripulado partindo de Cabo Canaveral desde a missão Apollo 7, em outubro de 1968;
  • A espaçonave Crew Dragon selecionada para esta missão, chamada Freedom, levou astronautas de e para o laboratório orbital em duas ocasiões anteriores: durante a missão Crew-4, da NASA, em abril de 2022, e a Ax-2, da Axiom Space, em maio de 2023;
  • A tripulação Ax-3 conta com quatro membros, que devem retornar à Terra dentro de duas semanas;
  • Você pode acompanhar o lançamento em tempo real, no canal oficial da Axiom Space no YouTube, a partir das 16h40, ou pela NASA TV, a partir das 17h45.

Leia mais:

Conheça os astronautas da primeira missão espacial tripulada de 2024

A bordo da missão Ax-3, o primeiro voo espacial tripulado do ano, estarão Michael López-Alegría, um ex-astronauta da NASA que agora trabalha para a Axiom (que será o comandante); o coronel Walter Villadei, da Força Aérea Italiana; o astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Marcus Wandt; e o engenheiro eletrônico Alper Gezeravcı, que se tornará o primeiro cidadão da Turquia a chegar ao espaço.

publicidade

López-Alegría também comandou a missão Ax-1 ao laboratório orbital, lançada em abril de 2022. Já o segundo voo da Axiom para a ISS (Ax-2), foi lançado em maio de 2023, comandado pela ex-astronauta da NASA Peggy Whitson, que passou mais tempo total no espaço (675 dias) do que qualquer outra pessoa do continente americano.

Segundo um comunicado da Axiom Space, o time da missão Ax-3 vai conduzir mais de 30 experimentos científicos durante seu tempo a bordo da ISS.

publicidade

Os dados coletados em solo antes e depois da missão, bem como em voo, afetarão a compreensão da fisiologia humana na Terra e em órbita, bem como avançarão na compreensão científica, aproveitarão oportunidades para avanços industriais e desenvolverão tecnologias para o progresso da humanidade.

Axiom Space, em comunicado.