O Reddit pode finalmente lançar uma oferta pública inicial (IPO) muito em breve, avançando com uma listagem que está de olho há mais de três anos. De acordo com a Reuters, as ações podem começar a ser vendidas na Bolsa de Valores já em março deste ano, colocando a plataforma como a primeira grande empresa de mídia social a lançar uma IPO desde 2019, antes da crise da pandemia e quando o Pinterest fez sua estreia. 

O que você precisa saber: 

  • O Reddit entrou com pedido confidencial de IPO em dezembro de 2021 — segundo cronograma da empresa, seu pedido público deve ser feito no final de fevereiro, com lançamento do roadshow (reuniões) no início de março; 
  • A empresa cogita vender cerca de 10% das suas ações no IPO — a rede social foi avaliada em US$ 10 bilhões numa ronda de financiamento em 2021; 
  • A estreia do Reddit na Bolsa ocorre no momento em que a plataforma enfrenta forte concorrência por verbas publicitárias de empresas como TikTok e Facebook; 
  • A oferta também deve testar a disposição de alguns usuários do Reddit de apoiar a estreia da empresa no mercado de ações. 

Leia mais! 

Segundo fontes à Reuters, no entanto, não é certeza que o Reddit vá em frente com o IPO no período estabelecido (março). As deliberações são confidenciais, assim, não há muitos detalhes sobre a estreia da empresa. Se tudo correr como o esperado, o IPO deve ser concluído até o final de março. 

publicidade

Questionado, o Reddit não quis comentar seus planos para a Bolsa de Valores. 

Desde o ano passado, após um período de crise (que ainda pulsa com menor força no mercado tech) devido à pandemia da Covid-19 e um pico de juros altos nos EUA, empresas de tecnologias começaram um movimento de recuperação a partir de diversas estratégias — como a de cortar gastos e otimizar equipes e funções, o que resultou em demissões em massa. 

As ações da Meta, por exemplo, mais que triplicaram de valor no último ano, enquanto as do Snap subiram 60% no mesmo período. Assim, o cenário pode ser propício para a vez do Reddit. 

O Reddit 

Fundado em 2005, o Reddit é uma rede social consolidada em diversos países, sendo conhecida por seus grupos de discussão de nicho. 

Assim como a maioria das plataformas de mídia social, a empresa gera sua receita principalmente por meio de publicidade e oferece também uma assinatura que concede acesso premium aos usuários.