Após um rumor apontar que o Vision Pro da Apple não contará com um aplicativo próprio da Netflix no seu lançamento, a Bloomberg revelou que o mesmo ocorrerá com o Spotify e YouTube. Segundo o portal, as plataformas não têm planos de desenvolver um aplicativo para o visionOS — um porta-voz da divisão de vídeos do Google confirmou a informação ao site.
O que você precisa saber:
- Segundo representante do YouTube, “usuários do YouTube poderão usar o YouTube no Safari no Vision Pro no lançamento”;
- O mesmo vale no caso da Netflix. A porta-voz do streaming, Kumiko Hidaka, disse que os assinantes do serviço poderão “desfrutar do streaming pelo navegador de internet, assim como já fazem nos Macs”;
- No caso do Spotify, nenhum representante comentou a não disponibilidade de um app específico para o Vision Pro, mas uma fonte da empresa teria confirmado a informação à Bloomberg (inclusive o acesso apenas pelo site do streaming);
- Não está claro por que as empresas não adaptarão seus aplicativos para o novo óculos de realidade mista (aumentada e virtual).
Leia mais!
- Galaxy S24 Ultra x iPhone 15 Pro Max: compare os celulares topo de linha
- Apple é a marca mais valiosa do mundo, diz ranking
- Experimentar um Apple Vision Pro na loja será extremamente complexo nos EUA; entenda
A Netflix, Spotify e YouTube, no entanto, não parecem ser os únicos sem uma versão de seus aplicativos para o Vision Pro. Um recente relatório do MacStories observou que o trio da Meta, Instagram, Facebook e WhatsApp, também não estão disponíveis na loja de aplicativos do novo headset da Apple.
A não disponibilidade dos apps, contudo, não significa que as empresas nunca desenvolverão o app dedicado ao Vision Pro. A espera pode estar relacionada à viabilidade do investimento: elas desejam ter a certeza de que vale a pena investir recursos na criação de um aplicativo para o visionOS.
O que significa não ter um app dedicado para o Vision Pro?
A falta de um app adaptado para o Vision Pro pode dificultar o acesso para os que acostumados a simplesmente clicar no ícone do Spotify ou YouTube e acessar seu conteúdo. Além disso, o app é bem mais intuitivo, organizado e otimizado que os sites desses serviços — principalmente no caso da Netflix e Spotify.
É claro que, essas e outras dificuldades são relativas, até porque o pacote Vision Pro é bem interessante: ele será compatível com dezenas de streamings, como Disney+ e Prime Video, e promete uma experiência 3D inovadora para mais de 150 filmes. No que diz respeito às redes sociais, o TikTok já está garantido, e as músicas e podcasts, claro, serão via Apple Music.
Entre outros aplicativos, a Uber e o Telegram já confirmaram que deixarão ativado o modo de compatibilidade e deverão contar, pelo menos, com a versão desenvolvida para o iPad no dispositivo.
O Apple Vision Pro será lançado no mercado americano no dia 2 de fevereiro. Conheça mais detalhes do headset aqui!