10 melhores animações brasileiras

Você conhece as animações brasileiras? Nós selecionamos para você os 10 melhores filmes animados do nosso cinema!
Por Kelvin Leão Nunes da Costa, editado por Layse Ventura 20/01/2024 21h20
o_menino_e_o_mundo-1.webp
O Menino e o Mundo (2013) / Crédito: Espaço Filmes (divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Apesar do pouco reconhecimento e valorização dentro do país, o cinema brasileiro é um dos mais ricos e diversos do mundo. Com produção de diferentes gêneros e formatos, o país também possui obras no campo da animação

Mesmo com pouco incentivo e divulgação, o Brasil ainda conta com filmes animados notáveis. Nesse contexto, listamos as 10 melhores animações brasileiras que valem a pena serem conferidas.

Sinfonia Amazônica (1953)

Sinfonia Amazônica (1953) / Crédito: Latini Studio Ltda. (divulgação)

Patrimônio do nosso cinema, esse esquecido filme é o primeiro longa-metragem de animação da história do Brasil. A obra saiu da mente e das mãos de Anélio Latini Filho, que animou tudo praticamente sozinho por cerca de cinco anos.

A animação explora narrativas folclóricas e lendas da Região Norte do Brasil por meio das aventuras do índio Curumim.

Filme completo

Leia também:

O Menino e o Mundo (2013)

O Menino e o Mundo (2013) / Crédito: Espaço Filmes (divulgação)

Pouco conhecido no Brasil, o filme animado “O Menino e o Mundo” recebeu aclamação crítica mundial. Além de premiado, o filme foi indicado para o Oscar 2016 na categoria de melhor animação. 

Dirigido por Alê Abreu, a sensível e lúdica animação conta a história de um menino do interior que parte em busca de seu pai, o qual foi procurar emprego na capital, e descobre um mundo repleto de pobreza e trabalho exploratório.

Onde assistir: disponível no Globoplay.

Uma História de Amor e Fúria (2013)

Uma História de Amor e Fúria (2013) / Crédito: Europa Filmes (divulgação)

Animação de ficção científica, “Uma História de Amor e Fúria” conta a vida de um homem há 600 anos no Brasil. Sua jornada acompanha a história do país, desde conflitos indígenas na época da chegada dos portugueses, ditadura militar e um futuro distópico no qual a água é um recurso valioso. 

Escrito e dirigido por Luiz Bolognesi, o longa-metragem foi bem recebido pela crítica especializada.

Onde assistir: disponível para assinantes da Netflix.

Filmes completo

O Grilo Feliz (2001)

O Grilo Feliz (2001) / Crédito: StartAnima (divulgação)

Produzido pela StartAnima, um dos estúdios de animação para o mercado publicitário mais prestigiados e premiados do Brasil, o filme “O Grilo Feliz” conta com a direção de Walbercy Ribas. 

Voltado para crianças pequenas, o longa recebeu elogios dos especialistas por sua técnica de animação.

Na história, o Grilo Feliz é um músico que vive em um povoado na floresta amazônica com seus amigos. No entanto, um malvado vilão chega à floresta, proíbe a música e sequestra a musa do Grilo: Linda, a estrela da noite.

Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll (2006)

Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll (2006) / Crédito: Otto Desenhos Animados (divulgação)

Baseado nos personagens criados pelo renomado chargista Angeli, “Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll” é um longa-metragem animado de comédia dirigido por Otto Guerra. 

Com um humor ácido, a animação narra as dificuldades e peripécias de um grupo de amigos hippies de meia-idade saudosistas diante de um mundo cada vez mais individualista e consumista.

Filme completo no YouTube

Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente (2021)

Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente (2021) / Crédito: Vitrine Filmes (divulgação)

Outra animação baseada na obra de Angeli, “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente”, é uma produção em stop-motion. O filme mescla elementos de ficção com documentário, explorando o trabalho de Angeli por meio de um de seus personagens, o punk Bob Cuspe. A animação é dirigida por Cesar Cabral.

Na trama, Bob Cuspe está mais velho e confinado em um deserto pós-apocalíptico, em um purgatório dentro da mente de seu criador, Angeli. Bob Cuspe deve lutar contra mini Elton Johns mutantes e encarar Angeli.

Onde assistir: disponível para assinantes do Telecine.

Trailer do filme

Lino: Uma Aventura de Sete Vidas (2017)

Lino – O Filme: Uma Aventura de Sete Vidas / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)

Outro longa-metragem produzido pela StartAnima, “Lino: Uma Aventura de Sete Vidas”, é uma animação em CGI voltado especialmente para crianças pequenas.

Dirigido por Rafael Ribas, o filme segue um jovem que ganha a vida como animador de festas usando uma fantasia de gato gigante. Não suportando mais a humilhação e os maus tratos das crianças, ele contrata os serviços de um feiticeiro. Entretanto, a magia acaba dando erro, e o homem se transforma justamente em um gato gigante.

Trailer do filme

Boi Aruá (1984)

Boi Aruá (1984) / Crédito: Embrafilme (divulgação)

Sob a direção de Chico Liberato, a animação “Boi Aruá” é inspirada no livro de mesmo nome de Luís Jardim. O filme emprega uma inovadora técnica de xilogravura inspirada na literatura de cordel. 

A trama acompanha um fazendeiro poderoso e orgulhoso cujo domínio é desafiado por sete aparições de um boi misterioso.

Cassiopéia (1996)

Cassiopéia (1996) / Crédito: NDR Filmes, PlayArte (divulgação)

Esta animação brasileira está envolvida em uma impressionante polêmica. Ela disputa com “Toy Story” pelo título do primeiro longa-metragem animado feito em CGI do mundo. 

Dirigido por Clóvis Vieira, a história do longa segue quatro heróis do espaço que atendem a um chamado de socorro do planeta Ateneia.

As Aventuras da Turma da Mônica (1982)

As Aventuras da Turma da Mônica (1982) / Crédito: Embrafilme (divulgação)

Primeiro longa-metragem baseado nas HQs da Turma da Mônica. Além disso, o filme conta com a direção de seu criador, o cartunista Mauricio de Sousa. É também a animação brasileira de maior público da história.

O filme apresenta quatro histórias com os famosos e amados personagens dos gibis, que são conectados pela aparição do próprio Maurício de Sousa em live-action.

Kelvin Leão Nunes da Costa
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formado pela Anhembi Morumbi, ama futebol e cinema. Cursou engenharia antes de descobrir sua paixão pelo jornalismo. Atualmente é analista de conteúdo e colaborador no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.