Durante a infância, somos apresentados a uma grande variedade de desenhos animados nos programas de televisão. E algumas dessas obras, embora tenham sido apreciadas na época, escaparam das nossas memórias, seja porque foram exibidas por um período breve ou porque não receberam tanta atenção do público em comparação a outras produções,

Abaixo, listamos 10 desenhos que certamente fizeram parte de sua infância, mas que podem ter se perdido em meio às lembranças antigas.

publicidade

Leia também:

Darkwing Duck

Imagem da animação “Darkwing Duck” (1991-1992) / Credito: Disney Television Animation (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Darkwing Duck segue as aventuras de um pato super-herói que combate o crime na cidade fictícia de St. Canard. A animação paródia os super-heróis clássicos como “Batman” e “O Sombra”, com uma mistura de ação, comédia e elementos de film noir.

publicidade

Darkwing Duck é a identidade secreta de Drake Mallard, um pato comum que, quando necessário, se transforma no destemido herói. Ele é acompanhado pelo seu assistente Capitão Boing (de “Duck Tales”) e sua filha adotiva Gosalyn.

O desenho foi exibido na TV Globo nos anos 90, em programas como Xuxa Park, TV Colosso e Angel Mix.

publicidade

Mister Bumpy

Imagem da animação “Mister Bumpy” (“Bump in the Night”, 1994-1995) / Credito: Greengrass Productions (divulgação)

“Mister Bumpy” é uma animação em stop-motion. No Brasil, foi exibida no SBT entre os anos de 1995 e 2000, em programas como Sábado Animado.

Na história, monstros, objetos inanimados, brinquedos e outras criaturas estranhas ganham vida quando os humanos não estão por perto. 

publicidade

O protagonista é o Mister Bumpy, um monstro verde que reside debaixo da cama de um garoto e se alimenta de meias sujas. Há também os seus amigos Squishy, um monstro azul que habita um vaso sanitário, e a boneca de pano Molly Coddle.

¡Mucha Lucha!

Imagem da animação “¡Mucha Lucha!” (2002-2005) / Credito: Warner Bros. Animation (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

“¡Mucha Lucha!” segue as aventuras de três jovens lutadores de luta livre mexicana, Rikochet, Buena Niña e o Pulga, que frequentam a “Mundialmente Renomada Escola Internacional de Lucha”.

O desenho foi exibido no SBT durante a primeira metade dos anos 2000.

Super Pig

Imagem do anime “Super Pig” (“Tonde Burin”, 1994-1995) / Credito: Shogakukan, Nippon Animation, Saban Entertainment (divulgação)

“Super Pig” é um anime de comédia que se inspira nas animações de garotas mágicas, como “Sailor Moon”. O anime foi transmitido pela rede Globo no começo dos anos 2000.

Na história, uma estudante do ensino médio recebe um dispositivo de um porco alienígena, o “Porcompacto”, que a transforma em uma porca cor-de-rosa super-heroína.

Bonkers

Imagem da animação “Bonkers” (1993-1994) / Credito: Disney Television Animation (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

“Bonkers” se passa em um mundo onde personagens de desenhos animados e humanos coexistem. A atração faz referências a outros desenhos e filmes animados da Disney. 

Bonkers, um lince antropomórfico e ex-astro de desenhos animados, torna-se um detetive da polícia em Hollywood e é designado como parceiro de um humano durão. Juntos, eles enfrentam crimes e investigam casos estranhos. 

No Brasil, a animação foi transmitida pela Globo e SBT ao longo da segunda metade da década de 90. O personagem foi introduzido no desenho “Raw Toonage” (exibido no Brasil pelo Disney Club).

Flint, o Detetive do Tempo

Imagem do anime “Flint, o Detetive do Tempo” (“Jikū Tantei Genshi-kun”, 1998-1999) / Credito: Kodansha, Group TAC, Saban Entertainment, The Walt Disney Company (divulgação)

Na TV aberta, o anime “Flint, o Detetive do Tempo” teve uma exibição relâmpago na Globo durante o começo dos anos 2000, exibido em uma versão alterada e censurada pela Fox Kid para o padrão americano.

Com uma pegada leve e infantil, a animação se passa em um futuro onde as viagens no tempo são possíveis e policiadas pela agência do tempo. 

O protagonista é  Flint, um garoto da pré história que teve o seu pai transformado em um martelo e se torna um detetive do tempo.

Bucky

Imagem do anime “Bucky” (“Jibaku-kun”, 1999-2000) / Credito: Enterbrain, Softx Trans Arts, TV Tokyo (divulgação)

O anime “Bucky” teve pouca popularidade no japão e em outros países, mas chamou a atenção quando foi exibido no Brasil pelo programa Band Kids da Rede Bandeirantes no ano 2000.

Em uma misteriosa terra de 12 mundos, subordinados à torre pontiaguda, a trama segue Bucky, um garoto excêntrico, orgulhoso e arrogante, porém justo e destemido. Ele foi escolhido por Spark, até então a melhor “Grande Criança” daquele universo, para ser seu sucessor. 

Cada um dos 12 mundos é protegido pelas “Grandes Crianças”, que são guardiões que protegem a população contra monstros encrenqueiros e são portadores dos “espíritos”, bizarras criaturas rosas e redondas que explodem quando abrem as mãos.

Sheep na Cidade Grande

Imagem da animação “Sheep na Cidade Grande”(“Sheep in the Big City”, 2000-2002) / Credito: Cartoon Network (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max.

Sheep é uma ovelha que foge da fazenda para cidade grande para escapar das garras do General Specific e de sua organização militar ultra secreta que precisa de ovelhas para construir uma super arma. 

Enquanto tenta se adaptar ao ambiente urbano, Sheep continua fugindo da malvada organização.

Na TV aberta, a animação foi exibida pelo SBT nos anos 2000.

Slayers

Imagem do anime “Slayers” (1995) / Credito: Kadokawa Shoten, J.C.Staff, TV Tokyo (divulgação)

A série “Slayers” foi adaptada para a televisão em várias temporadas; no entanto, apenas a primeira temporada do anime teve exibição no Brasil, precisamente na Rede Bandeirantes e Rede 21, na década de 2000, de forma relâmpago. 

A história de “Slayers” gira em torno de Lina Inverse, uma poderosa feiticeira que viaja pelo mundo em busca de tesouros e aventuras.

O Mundo Louco de Tex Avery

Imagem da animação “O Mundo Louco de Tex Avery” (“Le Monde Fou de Tex Avery”, 1997) / Credito: DIC Productions, L.P. (divulgação)

“O Mundo Louco de Tex Avery” é uma homenagem a um dos maiores gênios da história da animação, Tex Avery, conhecido por seus desenhos animados clássicos da era de ouro dos desenhos americanos. O desenho foi exibido na Globo nos anos 2000.

Cada episódio apresenta uma série de esquetes curtas, preenchidas com humor visual, trocadilhos, piadas e referências à cultura popular. A série também inclui personagens icônicos criados por Tex Avery, como Droopy e Screwball Squirrel.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!