Amazon Web Services anuncia investimento bilionário no Japão

A Amazon Web Services, divisão de computação na nuvem da big tech, anunciou um investimento de 2,26 trilhões de ienes no Japão até 2027
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 20/01/2024 00h03
Amazon Web Services - AWS
Imagem: Michael Vi/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Amazon Web Services anunciou na última quinta-feira (18) um investimento de 2,26 trilhões de ienes (cerca de R$ 78,9 bilhões) no Japão. O aporte, que se estenderá até 2027, visa aumentar a infraestrutura de computação em nuvem da companhia.

A unidade de computação de nuvem da Amazon aumentará suas instalações nas metrópoles de Tóquio e Osaka para atender à crescente demanda dos clientes e apoiar a economia de inteligência artificial no país, como reportou a Reuters.

Esse investimento se soma à verba de 1,15 trilhão de ienes (cerca de R$ 38 bilhões) destinada pela Amazon ao Japão entre 2011 e 2022 para desenvolver a capacidade de nuvem no país.

Leia mais:

Ainda de acordo com a Reuters, atualmente, a AWS oferece serviços de IA generativa para empresas japonesas como Ashi Group, Marubeni e Nomura Holdings.

Em 2023, o governo japonês se reuniu com representantes da União Europeia para explorar avanços em tecnologias emergentes e governança da IA.

Fumio Kishida, primeiro-ministro japonês, já realizou reuniões com líderes de gigantes da tecnologia para discutir a IA e infraestrutura de semicondutores. Após reunião com o primeiro-ministro, Sam Altman, CEO da OpenAI, levantou a possibilidade de expandir os serviços da empresa abrindo um escritório no Japão.

Nova liderança na Amazon Web Services

Nessa semana, a Amazon anunciou que John Felton, até então principal executivo de negócios da big tech, assumirá os cargos de CFO (diretor financeiro) e vice-presidente sênior da Amazon Web Services.

Felton ocupará o cargo de Richard Puccio que, segundo fontes familiarizadas, pretende deixar a empresa.

Como destaca a CNBC, a mudança de liderança ocorre no momento em que a taxa de crescimento da AWS desacelerou nos últimos trimestres. A causa dessa queda está associada à redução de investimento de alguns clientes da AWS e alta inflação.


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.