Maior iceberg do mundo está se movendo e tem imagens rastreadas por satélite

Cientistas puderam traçar trajetória de iceberg com proporções gigantescas que vai se afastando da Antártida
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Lucas Soares 22/01/2024 12h39, atualizada em 02/02/2024 15h12
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os cientistas da British Antarctic Survey estão de olho na trajetória que está fazendo o enorme iceberg A23a. Por meio de uma animação, gerada a partir de imagens do satélite Copernicus Sentinel-3, que vem rastreando o A23a, foi observado que o grande bloco de gelo está se movendo ao norte, deixando o mar de Weddell, na Antártica.

O iceberg pode ser visto ao lado do rastro de outros grandes icebergs, o A68 e A76a.

Leia mais:

“O iceberg está seguindo um caminho muito semelhante e estaremos interessados ​​em ver se ele também fica preso no mesmo lugar que os icebergs anteriores, que giram em círculos por várias semanas antes de seguir em frente”, declarou Andrew Fleming, chefe de mapeamento da British Antarctic Survey.

Iceberg se moveu no final de 2023

  • Em novembro do ano passado, o A23a já havia despertado a atenção de cientistas e mídia;
  • Ele saiu do setor do Mar de Weddell para o Oceano Antártico;
  • O iceberg se encontrava, até então, encalhado no fundo do mar desde que se separou da plataforma de gelo Filchner, em 1986.

Em expedição para averiguar o A23a, cientistas estiveram a bordo de um navio de pesquisa e coletaram amostras da água do mar naquela região. Imagens captadas durante a viagem mostraram o tamanho colossal do iceberg, que chega a 3.900 quilômetros quadrados.

Andrew Meijers, cientista-chefe a bordo do navio de pesquisa e líder científico dos oceanos polares da British Antarctic Survey, comentou a experiência de ver o A32a de perto:

É uma sorte incrível que a rota do iceberg saindo do Mar de Weddell tenha ficado diretamente no nosso caminho planejado, e que tínhamos a equipe certa a bordo para aproveitar esta oportunidade. Temos sorte de que a expedição do A23a não tenha interferido nos prazos apertados de nossa missão científica, pois é incrível ver este enorme iceberg pessoalmente – ele se estende até onde a vista alcança.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.