No último domingo, o Monte Merapi, na Indonésia, entrou em erupção, liberando nuvens ardentes de gás e avalanches de lava por suas encostas. Enquanto isso, outros vulcões ativos entraram em erupção em todo o país, forçando a evacuação de milhares de pessoas.

Na ilha densamente povoada de Java, o Merapi lançou nuvens de cinzas quentes e uma mistura de rochas e lava que percorreram até 2 quilômetros por suas encostas, segundo Agus Budi Santoso, chefe do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico de Desastres Geológicos da Indonésia, à ABC News. Uma coluna de nuvens quentes explodiu 100 metros no ar, enquanto as cinzas cobriram várias aldeias, sem causar vítimas, acrescentou.

publicidade

Leia mais:

O Merapi é o vulcão mais ativo entre os mais de 120 vulcões em todo o país. A erupção do último domingo é a mais recente desde que as autoridades elevaram seu nível de alerta para o segundo mais alto em novembro de 2020, após sensores detectarem atividade crescente.

publicidade

Moradores que vivem nas encostas foram aconselhados a manter uma distância de 7 quilômetros da boca da cratera e estar cientes das possíveis ameaças da lava em fluxo. Em 2010, uma erupção matou 347 pessoas e deslocou 20.000 moradores.

O Monte de 2.968 metros está a cerca de 30 quilômetros de Yogyakarta, um antigo centro da cultura javanesa e sede de dinastias reais com séculos de história. Cerca de um quarto de milhão de pessoas vive a 10 quilômetros do vulcão.

publicidade

A Indonésia, um arquipélago com 270 milhões de habitantes, está propensa a terremotos e atividade vulcânica por estar ao longo do “Anel de Fogo”, uma série de falhas sísmicas em forma de ferradura ao redor do Oceano Pacífico.

Outros vulcões

  • Outros vulcões ativos também entraram em erupção neste fim de semana, levando as autoridades a evacuar milhares de residentes, informou o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos da Indonésia em um comunicado divulgado na plataforma de mídia social X (antigo Twitter). Não foram relatadas vítimas, afirmou o comunicado.
  • A agência informou que o Monte Lewotobi Laki Laki, na província de East Nusa Tenggara, lançou nuvens quentes a uma altura de até 700 metros no domingo, enquanto mais de 6.500 pessoas fugiram para abrigos.
  • Também no domingo, o Monte Marapi, na província de West Sumatra, entrou em erupção novamente, sua terceira maior explosão neste mês, embora sem liberar lava. Cerca de 500 moradores nas proximidades foram evacuados.
  • No mês passado, ele entrou em erupção, matando 23 alpinistas e ferindo vários outros.
  • O Monte Semeru, na província de East Java, liberou nuvens ardentes de gás e rios de lava no sábado, assim como o Monte Ibu, na ilha de Halmahera, na província de North Maluku, que lançou uma coluna de cinzas quentes a uma altura de até 1.300 metros.
  • Em dezembro de 2021, o Monte Semeru, o vulcão mais alto da ilha de Java, entrou em erupção, deixando 48 pessoas mortas e 36 desaparecidas.