Imagem: reprodução/Richard Morgan
Cientistas estão estudando o caso do irlandês Richard Morgan, de 93 anos, para tentar responder uma pergunta que intriga a humanidade há séculos: como evitar o envelhecimento e viver mais tempo? A escolha do ex-operário se deu em função da composição corporal do homem. Ele começou a se exercitar por volta dos 70 anos e hoje tem um corpo composto por 80% de músculos e apenas 15% de gordura, semelhante a uma pessoa com idade de 30 anos.
Leia mais
Segundo os pesquisadores, o pulso de Richard Morgan atingiu o pico de 153 batimentos por minuto, ultrapassando a frequência cardíaca máxima prevista para sua idade e ficando entre os picos mais altos registrados para indivíduos na faixa dos 90 anos. Esses resultados indicam um coração muito forte.
Ex-fabricante de baterias e padeiro, o irlandês só começou a praticar exercício físico há 20 anos, mas se tornou um exemplo. Ele também segue uma dieta rica em proteínas, que é fundamental para construir músculos e manter o metabolismo acelerado.
Estudos já revelaram que pessoas com 65 anos ou mais que praticam atividade física têm um risco 28% menor de mortalidade em relação aos que não têm a mesma rotina.
Além disso, um trabalho de 2022 publicado na revista Circulation descobriu que quem participa de atividades físicas vigorosas com duração entre 75 e 149 minutos por semana tem um risco 19% menor de morte. Já pessoas que treinaram entre 150 e 299 minutos por semana tiveram um risco 21% a 23% menor.
Esta post foi modificado pela última vez em 22 de janeiro de 2024 11:54