A instalação de cercas elétricas é uma medida muito comum e eficaz para diminuir as chances de um invasor adentrar, sem permissão, no perímetro privado de casas, condomínios, escolas e mais. Mas, caso um criminoso encoste nos fios, ele morre? Gatos e demais animais correm risco de morte se chegarem perto demais? Reunimos algumas informações sobre a cerca elétrica e as consequências do contato direto com os fios. Confira a seguir.

Leia mais:

Levar choque de uma cerca elétrica pode matar?

cerca elétrica, alta voltagem, cuidado risco
Reprodução: Tim Mossholder/Unsplash

A resposta correta deveria ser não, mas isso depende muito da forma como o produto foi instalado e se está de acordo com o que a lei regulamenta. Segundo a lei de nº 13.477, o sistema elétrico de segurança, presente nas cercas, deve conter uma voltagem alta o suficiente para afastar possíveis invasores, mas baixa o bastante para evitar a morte destes.

Isso significa que a legislação brasileira regulamenta a instalação de cercas elétricas, desde que a voltagem esteja dentro dos padrões aceitáveis. Desta forma, a empresa responsável por fornecer o equipamento e a instalação, e o dono do perímetro que será protegido, precisam ter ciência de que a central eletrônica do aparelho deve enviar pulsos elétricos com uma alta corrente e baixa tensão.

publicidade

Em outras palavras, o choque pode ser forte o bastante para causar desconforto no invasor e jogá-lo para trás, de maneira que impeça que fique grudado na cerca e receba mais eletricidade, mas deve ser fraco o bastante para não levar à morte.

Portanto, se a legislação for seguida à risca, o choque de uma cerca elétrica não deve matar seres humanos, apenas machucar. O mesmo vale para animais de pequeno porte, como gatos. Qualquer consequência contrária a isso, como a morte, pode ser um sinal claro de que a corrente e a tensão elétrica não estão de acordo com o que a lei prega, o que pode levar a possíveis processos judiciais.

Quais as consequências de um choque na cerca elétrica?

Para além do desconforto inicial, o choque na cerca elétrica costuma jogar o invasor longe, o que também ocasionaria machucados após uma queda. No entanto, em se tratando exclusivamente do choque, as consequências mais comuns são as seguintes:

  • Dor e desconforto no local do choque;
  • Contrações musculares involuntárias;
  • Machucados e queimaduras na pele;
  • Sensação de dormência, ardor, ou formigamento na área afetada;
  • Impactos psicológicos (tais como ansiedade e medo).