No cinema, a fusão entre animação e live-action já proporcionou experiências de sucesso que encantaram audiências de todas as idades, desde crianças até adultos. Esses filmes dos quais estamos falando combinam elementos de filmagem com atores reais (live-action) e animação. Com certeza, você já viu algum deles!

Essa fusão pode ser realizada de diversas maneiras, como a inserção de personagens animados em cenários live-action, interações entre personagens reais e animados, ou mesmo a sobreposição de animação em cenas filmadas com atores. 

publicidade

Nesse contexto, compilamos uma lista dos 8 melhores filmes que combinam animação com live-action.

Uma Cilada Para Roger Rabbit (1988) 

Who Framed Roger Rabbit (1988) / Crédito: Buena Vista Pictures Distribution (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Este filme é a referência principal quando se aborda esse tema. Um marco na história do cinema, “Uma Cilada Para Roger Rabbit” introduziu uma inovadora combinação de animação e live action. 

publicidade

Sob a direção de Robert Zemeckis, o filme recebeu aclamação tanto do público quanto da crítica, sendo reconhecido por revitalizar o interesse na era dourada da animação americana. 

A trama se desenrola em uma versão alternativa de Hollywood nos anos 1940, onde humanos e desenhos animados convivem. O enredo acompanha um detetive particular (Bob Hoskins) contratado para investigar um caso envolvendo Roger Rabbit, um desenho animado acusado de assassinar o proprietário de uma empresa cinematográfica.

publicidade

Leia mais:

Space Jam: O Jogo do Século (1996)

Space Jam (1996) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max.

Sucesso mundial de bilheteria e um dos filmes mais nostálgicos dos anos 90, “Space Jam” é estrelado pela lenda do basquete Michael Jordan e pelos icônicos personagens dos Looney Tunes. 

publicidade

Na trama, os Looney Tunes precisam vencer um jogo de basquete contra alienígenas para não se tornarem prisioneiros em um parque de diversões de outro planeta. 

O problema é que os extraterrestres roubaram as habilidades de alguns astros da NBA e se tornaram jogadores super habilidosos. Agora, Pernalonga e sua turma buscam a ajuda de Michael Jordan.

Tico e Teco: Defensores da Lei (2022)

Chip ‘n Dale: Rescue Rangers (2022) / Crédito: Disney+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Fazendo uma continuação metalinguística da série de desenho animado da Disney “Tico e Teco e os Defensores da Lei”, este filme de mesmo nome é uma comédia satírica que mistura live-action com vários tipos de técnicas de animação, desde animação tradicional até CGI. 

A trama se passa em um mundo onde personagens de desenhos animados vivem ao lado de humanos. O filme segue Tico e Teco, que são atores de desenho animado que protagonizaram a série “Tico e Teco e os Defensores da Lei” trinta anos atrás. 

Os dois se reencontram após muito tempo desde o cancelamento de seu show devido a um desentendimento, para investigar o desaparecimento de um colega por conta própria.

Mundo Proibido (1992)

Cool World (1992) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Voltado para o público adulto, o obscuro “Mundo Proibido” foi um fracasso comercial e de crítica. Contudo, ganhou status cult ao longo dos anos. Dirigido por Ralph Bakshi, o filme é estrelado por Gabriel Byrne, Brad Pitt e Kim Basinger. 

Basinger interpreta Holli Would, uma sedutora personagem em desenho animado que busca desesperadamente se tornar humana para poder viver no mundo real. 

No filme, um cartunista (Byrne) é transportado para uma realidade habitada por desenhos animados. No entanto, interações físicas entre humanos e personagens animados podem ser catastróficas nessa dimensão. Contudo, a femme fatale Holli Would deseja se tornar humana.

Se Minha Cama Voasse (1971)

Bedknobs and Broomsticks (1971) / Crédito: Buena Vista Pictures Distribution (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Musical da Disney que mistura live-action com animação, “Se Minha Cama Voasse” é baseado nos livros infantis da autora britânica Mary Norton. 

O filme se passa na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial e segue três crianças que vão morar com uma bruxa amadora (Angela Lansbury). 

Ao lado de um carismático professor (David Tomlinson) e uma cama voadora, eles partem em busca de um feitiço mágico que pode ajudar na defesa do país contra os ataques inimigos.

Monkeybone – No Limite da Imaginação (2001)

Looney Tunes: Back in Action (2003) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar e comprar no Google Play Movies, Apple TV e Amazon Prime Video.

Dirigido por Henry Selick, conhecido por suas animações stop-motion como “O Estranho Mundo de Jack” e “Coraline”, “Monkeybone” é uma divertida comédia fantástica que foi um fracasso de bilheteria quando lançada.

O filme combina animação stop-motion com atores reais e é estrelado por Brendan Fraser, Bridget Fonda, Chris Kattan, Giancarlo Esposito, Rose McGowan e Whoopi Goldberg. 

Na trama, um cartunista entra em coma após um grave acidente, e seu espírito vai parar em Down Town, um limbo povoado por seres místicos e pelas fantasias da mente e imaginação de seus visitantes.

Looney Tunes: De Volta à Ação (2003)

Looney Tunes: Back in Action (2003) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max.

“Looney Tunes: Back in Action” é um filme de comédia lançado em 2003, dirigido por Joe Dante. 

Mais um filme que traz os Looney Tunes em uma combinação de animação tradicional e live-action, “De Volta à Ação” conta com a direção de Joe Dante. Além de Pernalonga, Patolino e sua turma, o filme é estrelado por Brendan Fraser, Jenna Elfman e Steve Martin. 

Na trama, o presidente da ACME (Martin) pretende transformar a população mundial em macacos subservientes usando um diamante mágico. Agora, cabe a um dublê (Fraser), uma executiva da Warner Bros. (Elfman), além de Pernalonga e Patolino, impedirem os planos nefastos do vilão.

Alice (1988)

Něco z Alenky (1988) / Crédito: Film Four International, Condor Films (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Uma adaptação totalmente singular de “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll, “Alice” é um filme tcheco que combina live-action com animação em stop-motion

Dirigido por Jan Švankmajer, o filme conta uma versão bizarra da jornada de Alice, que entra em um mundo estranho e surreal após seguir um coelho branco.