Quando um filme alcança um sucesso comercial expressivo, é comum os produtores buscarem maneiras de prolongar esse êxito. A principal estratégia para isso envolve a criação de uma franquia, com a produção de mais mídias e produtos relacionados à obra. 

A concepção de desenhos animados como uma forma de expandir a marca também é uma possibilidade. Dentro desse contexto, apresentamos os 10 casos mais famosos de séries de animação que se basearam em filmes bem-sucedidos.

Gremlins – Segredos dos Mogwai (2023)

Gremlins: Secrets of the Mogwai (2023 – presente) / Crédito: HBO Max (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max.

Servindo como prequela para o filme Gremlins (1984), “Segredos dos Mogwai” traz uma nova história para a série de filmes divertidos e caóticos de Joe Dante. 

A trama da animação se passa na década de 1920, em Xangai. O garoto Sam Wing e seus amigos devem proteger Gizmo e os outros Mogwais dos vilões.

publicidade

Leia também:

Napoleon Dynamite (2012)

Napoleon Dynamite (2012) / Crédito: Star+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+.

Baseada no filme de comédia independente “Napoleon Dynamite” (2004), esta série animada é uma sitcom desenvolvida pelo casal Jared e Jerusha Hess, autores da obra original. 

A trama acompanha as aventuras do esquisito adolescente Napoleon. Entretanto,a atração não obteve uma boa receptividade, sendo cancelada após apenas uma temporada de 6 episódios.

Free Willy  (1994–1995)

Free Willy (1994 – 1995) / Crédito: ABC, Global Television Network (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

O filme “Free Willy” de 1993 conta a história de um menino órfão que faz amizade com uma orca. O longa fez um grande sucesso comercial se transformou em uma franquia. 

No entanto, antes mesmo do filme ganhar suas sequências para o cinema, foi realizada uma animação que continua às aventuras da dupla Jesse e Willy. 

O desenho é bastante conhecido pelos brasileiros. Teve sua transmissão nos anos 90 pela Globo no programa Angel Mix e posteriormente pelo SBT no Bom Dia & Cia. e Sábado Animado.

Loucademia de Polícia (1988 – 1989)

Police Academy (1988 – 1989) / Crédito: Ruby-Spears Enterprises, Warner Bros. Television (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Trazendo os personagens da franquia de filmes de comédia “Loucademia de Polícia”, esta animação se situa cronologicamente entre o quarto e o quinto filme da série. 

O desenho conta, no total, com 65 episódios. Teve sua transmissão pela Globo no início dos anos 90 e pelo SBT em meados dos anos 2000.

RoboCop: A Série Animada (1988) e RoboCop: Alpha Commando (1998 – 1999)

RoboCop (1988) / Crédito: Marvel Productions, Orion Pictures Corporation (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Lançado em 1987, o filme “RoboCop” trazia ultraviolência e uma crítica satírica ao capitalismo, privatizações e forças policiais. O longa dirigido por Paul Verhoeven fez sucesso e virou uma franquia, ganhando mais duas sequências, uma série de TV e duas séries animadas. 

Baseada no filme original de 1987, a primeira animação, “RoboCop: A Série Animada”, foi produzida pela Marvel Productions e lançada em 1988. A atração fez alterações no universo apresentado no longa para torná-lo mais apropriado para as crianças, incluindo a substituição de balas por armas laser. 

Já a segunda animação, “RoboCop: Alpha Commando”, teve sua exibição original entre 1998 e 1999. Esse desenho já não se importava em seguir o cânone da franquia de forma fiel. Por exemplo, o personagem utilizava vários gadgets em seu corpo que nunca estiveram em nenhum filme.

Os Caça-Fantasmas (1986–1991) e Os Novos Caça-Fantasmas (1997)

The Real Ghostbusters (1986 – 1991) / Crédito: DIC Enterprises, Columbia Pictures Television (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Adaptação em desenho animado do sucesso de 1984 “Os Caça-Fantasmas”, essa série continua as aventuras dos investigadores paranormais e seu mascote, o fantasma geléia. Na TV aberta, a Rede Globo exibiu a animação nos anos 90. 

Além disso, esse desenho também ganhou uma sequência: “Os Novos Caça-Fantasmas” (1997). A animação se passa após o final da série anterior e é protagonizada por uma nova equipe de jovens caça-fantasmas. A atração também foi exibida no Brasil no final dos anos 90 pela Rede Record.

Os Fantasmas Se Divertem (Beetlejuice, 1989 – 1991)

Beetlejuice (1989 – 1991) / Crédito: The Geffen Film Company, Warner Bros. Television (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Baseado no sucesso de público e crítica “Os Fantasmas Se Divertem” de 1988, esta animação também foi desenvolvida pelo diretor do filme, Tim Burton. O desenho teve sua exibição pelo SBT no começo dos anos 2000 e fez relativo sucesso com a criançada.

O desenho apresenta a garota gótica Lydia Deetz e seu amigo fantasma Beetlejuice como protagonistas. Os episódios acompanham as aventuras da dupla no mundo dos vivos e em “Lugar Nenhum”, um local sobrenatural habitado por entidades malucas.

Ace Ventura (1995 – 2000)

Ace Ventura: Pet Detective (1995 – 1997) / Crédito: Morgan Creek Productions, Nelvana Limited (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Baseado no filme homônimo estrelado por Jim Carrey em 1994, a animação “Ace Ventura” possui 41 episódios. No Brasil, a Rede Record exibiu o desenho entre 1997 e 2001, e o SBT em 2004. 

A animação apresenta o excêntrico detetive de animais totalmente inspirado nos trejeitos e maneirismos que Carrey desempenhou no longa original.

Os Debilóides (1995 – 1996)

Dumb and Dumber (1995 – 1996) / Crédito: Hanna-Barbera Cartoons, New Line Television (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

A animação é baseada no clássico da comédia “Debi & Lóide – Dois Idiotas em Apuros”, filme dirigido pelos irmãos Farrelly e estrelado por Jim Carrey e Jeff Daniels. 

A atração continua as aventuras da dupla de amigos debilóides depois de recuperarem o seu icônico furgão com cara de cachorro. Na TV aberta, a Rede Globo exibiu a série entre 1997 e 1998 na Globo, e o SBT em 2004.

O Máskara (1995 – 1997)

The Mask: Animated Series (1995 – 1997) / Crédito: Dark Horse Entertainment, New Line Television (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Mais um desenho adaptado de um sucesso dos cinemas estrelado por Jim Carrey, “O Máskara” é baseado no filme homônimo de 1994, que, por sua vez, é inspirado na série de histórias em quadrinhos publicada pela Dark Horse Comics. 

No Brasil, esse desenho fez bastante sucesso. Na TV aberta, ele foi exibido entre 1997 e 2002 na Globo e por um longo período ao longo dos anos 2000 pelo SBT.