O WhatsApp divulgou a chegada do compartilhamento de tela em chamadas de vídeo nesta quarta-feira (24). O aplicativo disparou mensagens para os usuários com um vídeo e dois parágrafos curtos sobre a nova funcionalidade.

“É como se vocês estivessem no mesmo cômodo, não importa a distância”, diz o WhatsApp na mensagem disparada aos usuários. O vídeo mostra o ícone da nova função, bem como a notificação que aparece no grupo quando ela é ativada.

Leia mais:

Captura de tela de mensagem do WhatsApp sobre compartilhamento de tela em chamadas de vídeo
(Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Conforme mostrado no vídeo, basta tocar num botão para você compartilhar sua tela numa chamada de vídeo, seja com uma pessoa ou em grupo. Quando ativado, as janelas com os rostos das pessoas na chamada se organizam em cima da tela compartilhada.

publicidade

Compartilhamento ‘estilo AirDrop’

Montagem com capturas de tela de novo recurso de compartilhamento de arquivos no WhatsApp
(Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Enquanto libera novos recursos, o WhatsApp testa mais um caminho para o usuário compartilhar arquivos com quem estiver perto. O recurso funcionaria de forma parecida ao AirDrop entre aparelhos da Apple e Quick Share do Android.

Como dá para ver na montagem com capturas de tela acima, ambos os usuários precisarão abrir esta seção para enviar e receber arquivos. Aparentemente, será necessário agitar o aparelho para solicitar o compartilhamento de arquivos.

O recurso inédito de compartilhamento de arquivos foi avistado pelo WABetaInfo num lançamento beta do aplicativo do WhatsApp para Android. Segundo o site, as transferências de arquivos seriam criptografadas de ponta a ponta. Além disso, o número de celular do usuário ficaria oculto para quem não estiver entre seus contatos.

A nova funcionalidade apareceu na atualização beta do WhatsApp para Android 2.24.2.20, disponível na Play Store, loja de aplicativos do Google. Por ora, não há informações sobre quando a funcionalidade será lançada.