Configuração do céu no momento da conjunção entre Mercúrio e Marte neste sábado (27). Crédito: SolarSystemScope
Neste fim de semana, acontece o “encontro” mais próximo (do ponto de vista da Terra) entre planetas do Sistema Solar de 2024: Marte e Mercúrio estarão em conjunção, podendo ser vistos juntinhos no céu pouco antes do nascer do Sol.
Vamos entender:
De acordo com o site In-The-Sky.org, o encontro dos dois será às 13h06 (todos os horários mencionados têm como referência o fuso de Brasília). Nesse momento, Mercúrio vai passar a apenas 14 minutos de arco de distância de Marte – sendo esta a conjunção planetária mais próxima deste ano.
Ainda segundo a plataforma, vinte minutos depois, ocorre o chamado appulse, termo que se refere à separação mínima aparente entre dois corpos no céu, de acordo com o guia de astronomia Starwalk Space.
Leia mais:
O que diferencia as duas expressões é que, embora o termo “conjunção” também seja utilizado popularmente para representar uma aproximação aparente entre dois astros, tecnicamente, a conjunção astronômica só ocorre no momento em que os dois objetos compartilham a mesma ascensão reta (coordenada astronômica equivalente à longitude terrestre).
Se você estiver disposto a “madrugar” para ver este belo encontro (e tiver uma boa visão do horizonte leste), a dupla poderá ser vista bem baixinho no céu a partir de mais ou menos 4h15 da manhã.
Eles estarão tão perto um do outro a ponto de caber dentro do campo de visão de um telescópio – o que, sem dúvida, proporcionará uma cena incrível. Mas, de qualquer forma, o encontro também será visível a olho nu ou através de um par de binóculos. Com o nascer do Sol por volta das 5h30, os planetas “desaparecem” no céu.
Mercúrio estará em magnitude de -0.2, e Marte 1.3, ambos na constelação de Sagitário. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude (relação inversa). O Sol, por exemplo, que é o corpo mais brilhante do céu, tem magnitude aparente de -27.
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de janeiro de 2024 18:14