Buracos negros estão espalhados por todo universo e são responsáveis por eventos fundamentais do espaço, como a evolução de uma galáxia. No entanto, alguns conhecimentos sobre esses gigantes permanecem um mistério. Um deles é relacionado à idade dos buracos negros supermassivos.

Um novo estudo quis desvendar essa questão e, para isso, analisou quasares luminosos distantes, os núcleos das galáxias que contém os gigantes em seu centro.

Idade dos buracos negros usando quasares

Para estudar a idade dos buracos negros massivos, os pesquisadores se concentraram nos quasares distantes.

Como lembra o site Phys.org, a luminosidade deles indica seu tamanho e pode ser usada como uma forma de medir sua massa.

Veja como foi a medição:

• A pesquisa usou levantamentos do Telescópio Espacial James Webb, da NASA.
  • Eles identificaram 350 galáxias com um desvio de luz que indicava uma formação após 1 bilhão de anos de existência do universo. Considerando que ele tem mais de 13 bilhões de anos, elas foram as primeiras galáxias.
  • Dessas, 64 tinham quasares, a formação luminosa que indica a presença de buracos negros supermassivos em seu interior. Apesar da amostra não ser grande, foi o suficiente para entender como o fenômeno evoluiu ao longo do tempo.
  • Então, eles compararam a luminosidade e o desvio de luz para determinar a idade e a massa dos gigantes do espaço.
Quasares contém buracos negros supermassivos em seu interior (Crédito: Sadoharu/Shutterstock)

O que eles descobriram

Os pesquisadores descobriram que os buracos negros supermassivos eram grandes em comparação com as suas respectivas galáxias.

Isso indica que eles se formam mais cedo, quando a galáxia ainda é pequena, e não mais tarde, quando a galáxia já está em um estágio mais avançado de desenvolvimento, como se acreditava anteriormente.

A descoberta ainda sustenta a ideia de que os supermassivos se formaram a partir do colapso direto, ao invés do desenvolvimento de massa a partir da fusão de buracos negros menores.

Ressalvas

Os autores lembram que, como a amostra utilizada é pequena, há limites. Por exemplo, os buracos negros analisados são luminosos e, portanto, mais massivos do que outros existentes na galáxia.

Ou seja, por mais que comprovem a ideia de que eles se formaram por colapso direto, isso não significa que todos se formaram dessa maneira.

Conforme mais amostras são encontradas e mais estudos são realizados, será possível desvendar as várias origens desses gigantes do espaço.