Proprietários de carros da Tesla estão enfrentando restrições na China. O motivo? Suspeita de espionagem. Por ora, modelos da marca de Elon Musk estão proibidos de rodar em certas regiões do país (especialmente próximo de locais afiliados ao governo) por questões de segurança.

Leia mais:

O que aconteceu?

  • Na China, agências governamentais e até centros culturais e de exposições restringiram o acesso aos carros da Tesla.
  • Por supostos riscos à segurança nacional, todos os carros Tesla estão proibidos de circular perto do centro de conferências Grand Halls, em Xangai, por exemplo, operado por uma empresa governamental (mesmo que estejam de passagem).
  • Participantes de eventos serão avisados ​​​​com antecedência e questionados sobre o veículo que conduzem.
  • Anteriormente, a mesma limitação valia apenas para bases militares.
  • As informações são de postagens compartilhadas na rede social Weibo e do Autoevolution.
tesla model 3
(Imagem: Divulgação/Tesla)

Há também relatos de condutores de carros da Tesla que não foram autorizados a entrar no estacionamento de um centro de detenção na província de Sichuan. Uma placa informa que os motoristas dos carros produzidos pela montadora devem estacionar a mais de 50 metros de distância do local. A notícia sobre a restrição foi postada na plataforma chinesa WeChat por um motorista local.

Problema começou em 2023

Um aeroporto em Yueyang, na província de Hunan, restringiu temporariamente a entrada de carros Tesla em suas instalações no ano passado, alegando que o ‘Modo Sentinela’ do carro poderia expor informações confidenciais sobre o local, conforme relatado pelo portal Asia Nikkei.

publicidade

O recurso realmente permite que os proprietários monitorem a área onde seus carros estão estacionados para detectar atividades suspeitas. No entanto, os dados que esta função recolhe são armazenados numa unidade USB e não são acessíveis remotamente.

A Tesla na China

  • A empresa tem produzido carros na China para o mercado local e para exportação desde outubro de 2019 na Gigafactory de Xangai.
  • O país é um dos mercados mais importantes para a Tesla, após os Estados Unidos.
  • A maior ameaça da Tesla na China é a BYD. A fabricante local de carros elétricos superou a concorrente em vendas no fim do ano passado.
  • Resta saber qual será o impacto das novas medidas nas vendas da Tesla em solo chinês.
O que é o Modo Sentinela da Tesla?

O Modo Sentinela é um dos recursos de segurança da Tesla. A ferramenta usa as câmeras do carro como sistema de vigilância em tempo real para detectar ameças de roubo, por exemplo.