Quando pensamos em anéis planetários, logo vem a nossa mente Saturno, com seu sistema grande e colorido de anéis que formam um disco orbitante. No entanto, na verdade, vários outros planetas em nosso Sistema Solar têm anéis. É apenas que, ao contrário de Saturno, seus sistemas são menos visíveis e talvez menos belos de se contemplar.

Graças aos esforços de exploração realizados nas últimas décadas, que viram sondas espaciais enviadas para o Sistema Solar exterior, entendemos que todos os gigantes gasosos – Júpiter, Saturno, Urano e Netuno – têm seus próprios sistemas de anéis. E isso não é tudo! Na verdade, os sistemas de anéis podem ser mais comuns do que se pensava anteriormente…

Anéis de Júpiter

Júpiter e seus anéis Arte: NASA/JPL

O maior planeta do nosso Sistema Solar, Júpiter possui anéis ao seu redor. Os anéis de Júpiter foram descobertos somente em 1979, quando a sonda espacial Voyager 1 realizou uma passagem próxima ao planeta.

Por ser composto principalmente de poeira, o sistema de anéis é fraco e só pode ser observado pelos telescópios mais potentes ou de perto por espaçonaves orbitais. No entanto, ao longo dos últimos vinte e três anos, ele foi observado da Terra inúmeras vezes, assim como pelo Telescópio Espacial Hubble.

Anéis de Saturno

imagem de uma violenta tempestade em Saturno
Mancha no topo da imagem é uma arara observação de uma violenta tempestade em Saturno (Imagem: NASA/JPL – Caltech/SSI)

Diferente da descoberta dos anéis de Júpiter, que tem pouco mais de 40 anos, os anéis de Saturno são conhecidos há séculos. Embora Galileu Galilei tenha sido a primeira pessoa a observar os anéis de Saturno, em 1610, ele não tinha um telescópio suficientemente poderoso para discernir sua verdadeira natureza.

Somente em 1655, Christiaan Huygens, o matemático e cientista holandês, tornou-se a primeira pessoa a descrevê-los como um disco que circunda o planeta.

Ao total, Saturno possui um sistema de 12 anéis com 2 divisões. Ele tem o sistema de anéis mais extenso de qualquer planeta em nosso Sistema Solar.

Os anéis têm numerosos espaços onde a densidade de partículas diminui acentuadamente. Em alguns casos, isso ocorre devido às luas de Saturno estarem embutidas neles, causando ressonâncias orbitais desestabilizadoras.

Anéis de Urano

O penúltimo planeta do nosso Sistema Solar também possui anéis. Acredita-se que os anéis de Urano sejam relativamente jovens, com idade não superior a 600 milhões de anos. Eles teriam se originado da fragmentação colisional de várias luas que existiam em torno do planeta.

Após a colisão, as luas provavelmente se despedaçaram em inúmeras partículas, que sobreviveram como anéis estreitos e opticamente densos apenas em zonas estritamente confinadas de máxima estabilidade.

Urano possui 13 anéis observados até agora. Todos são muito tênues, a maioria sendo opaca e com apenas alguns quilômetros de largura. O sistema de anéis consiste principalmente em corpos grandes com diâmetro de 0,2 a 20 m. Alguns anéis são opticamente finos e são compostos de pequenas partículas de poeira, o que os torna difíceis de observar com telescópios terrestres.

Anéis de Netuno

Anéis de Netuno via Nasa

Os anéis de Netuno não foram descobertos até 1989, quando a sonda espacial Voyager 2 realizou uma passagem próxima ao planeta. Seis anéis foram observados no sistema, que são melhor descritos como tênues e difusos.

Os anéis são muito escuros e, provavelmente, são feitos de compostos orgânicos processados por radiação, semelhantes aos encontrados nos anéis de Urano. Assim como Urano e Saturno, quatro luas de Netuno orbitam dentro do sistema de anéis.

Outros Corpos

Mas os planetas gigantes gasosos não são os únicos corpos celestes que ostentam anéis. O pequeno planeta Chariklo, um asteroide em órbita entre Saturno e Urano, possui dois anéis que o circundam. Esses anéis, provavelmente, são resultados de uma colisão que gerou uma cadeia de detritos em órbita ao seu redor.

A descoberta desses anéis foi oficialmente anunciada em 26 de março de 2014, com base em observações realizadas durante uma ocultação estelar em 3 de junho de 2013.

Pesquisas subsequentes em 2015 indicaram a possibilidade de que 2006 Chiron, outro asteroide importante em nosso Sistema Solar, também pudesse abrigar um anel próprio. Essa descoberta gerou especulações adicionais sobre a existência potencial de sistemas de anéis ao redor de numerosos planetas menores em nossa vizinhança solar.