O oitavo planeta a partir do Sol, o mais distante do nosso Sistema Solar, Netuno é um planeta azul que recebeu o nome do deus romano do mar – e tem muitas características fascinantes.

Infelizmente, as pessoas não sabem tanto sobre Netuno quanto de outros planetas – talvez porque poucas missões espaciais tenham alcançado essa distância. Mas independente do motivo, Netuno é um gigante de gás e gelo cheio de maravilhas que valem a pena conhecer!

publicidade

Leia também:

Conheça 8 curiosidades sobre Netuno

O Olhar Digital compilou uma lista de 8 fatos interessantes sobre esse planeta, o primeiro localizado por meio de cálculos matemáticos. Confira:

publicidade

1. Netuno tem 4 vezes o tamanho da Terra

Com um raio de 24.622 quilômetros, Netuno é cerca de quatro vezes maior que a Terra. Uma comparação simples é que, se a Terra fosse do tamanho de uma moeda de 10 centavos, Netuno seria do tamanho de uma bola de tênis.

Comparação dos planetas Terra e Netuno via NASA/Voyager-ISS
Comparação dos planetas Terra e Netuno via NASA/Voyager-ISS

Com essa grande diferença de tamanho e distância do Sol, Netuno faz uma órbita completa em cerca de 165 anos terrestres, o que significa que um ano netuniano equivale a 60.190 dias terrestres. 

publicidade

2. O menor dos gigantes gasosos

Netuno é o menor entre todos os outros gigantes gasosos do Sistema Solar: Júpiter, Saturno e Urano. No entanto, o planeta azul é mais denso que Urano em cerca de 18%. Na verdade, por ser menor e mais denso que os outros planetas gasosos, Netuno é o gigante gasoso mais denso do Sistema Solar.

3. A gravidade da superfície de Netuno é semelhante à da Terra

Como mencionado, Netuno é uma grande bola de gás e gelo – composta de materiais “congelados”, principalmente água, metano e amônia – provavelmente com um núcleo rochoso. 

publicidade

Isso significa que não dá para ficar em pé na superfície de Netuno sem afundar. Entretanto, caso isso fosse possível, a força da gravidade que o puxa para baixo é praticamente a mesma que a força da gravidade que você sente ao caminhar aqui na Terra – sendo apenas 17% mais forte que a gravidade da Terra.

Tritão, lua de Netuno via Nasa/JPL
Tritão, a maior lua de Netuno via Nasa/JPL

4. A descoberta de Netuno é controversa

A primeira pessoa a ver Netuno provavelmente foi Galileu. Em um de seus desenhos, Netuno é rotulado como uma estrela; no entanto, como ele não foi capaz de reconhecer que se tratava de um planeta, não recebeu o crédito pela descoberta.

Esse crédito foi para dois matemáticos, o francês Urbain Le Verrier e o inglês John Couch Adams. Ambos previram que um novo planeta seria descoberto naquela região específica do céu. Assim, quando o astrônomo Johann Gottfried Galle realmente encontrou o planeta em 1846, os dois matemáticos receberam o crédito pela descoberta.

5. Netuno tem, pelo menos, 14 luas

Como Netuno foi batizado em homenagem ao deus romano do mar, suas luas têm nomes de vários deuses menores do mar e ninfas da mitologia grega. Porém, o mais importante é que a maior lua de Netuno, Tritão, é a única lua do sistema solar que circunda seu planeta em uma direção oposta à rotação do planeta (ou seja, uma órbita retrógrada) – sugerindo que ela pode ter sido um objeto independente capturado por Netuno.

Tritão é extremamente frio, com temperaturas de superfície em torno de -235 graus Celsius. No entanto, a fina atmosfera do satélite, que foi detectada da Terra várias vezes, está ficando mais quente – e os cientistas ainda não sabem o motivo.

6. Esse planeta também tem anéis

Anéis de Netuno via Nasa
Anéis de Netuno via Nasa

Quando as pessoas pensam em sistemas de anéis, Saturno é geralmente o planeta que vem à mente. Mas Netuno também tem anéis, pelo menos cinco anéis principais, próximos ao planeta e se movendo para fora – que receberam nomes de pessoas importantes para os estudos sobre o planeta: Galle, Leverrier, Lassell, Arago e Adams.

Esses anéis são considerados relativamente jovens, e são compostos por 20% a 70% de poeira e pequenas rochas. Os anéis do planeta são difíceis de ver porque são escuros, o que provavelmente se deve à presença de compostos orgânicos que foram alterados devido à exposição à radiação cósmica.

7. Netuno tem os ventos mais fortes do Sistema Solar

Apesar de sua grande distância e baixa entrada de energia do Sol, os ventos de Netuno podem ser três vezes mais fortes do que os de Júpiter, e nove vezes mais fortes do que os da Terra. Esses ventos sopram nuvens de metano congelado pelo planeta a velocidades de mais de 2.000 quilômetros por hora.  

8. Não há planos para visitar Netuno novamente

A Voyager 2, sonda não tripulada, é a única nave espacial que já visitou Netuno. A missão, enviada em 1977, resultou em fotografias incríveis do planeta – mas não há planos concretos para retornar ao sistema de Netuno. O planeta está tão distante que é muito difícil construir naves que possam fazer uma viagem tão longa e permanecer por lá tempo suficiente para fazer pesquisas.

Com informações da Nasa.