Por que urina é amarela e o que cor revela sobre sua saúde?

Um estudo recente publicado na revista Nature Microbiology aponta os motivos. Confira!
Por Simone Cordeiro, editado por Layse Ventura 29/01/2024 08h20
Cientista mulher loira de cabelo curto com olhos claros, segurando um pote de urina amarela
Imagem Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O artigo apresentado na revista Nature Microbiology mostrou, pela primeira vez, qual é a enzima responsável por fazer o nosso xixi ser amarelo. Além disso, também informou que esse tom ensolarado pode ser sinal de saúde para muitas pessoas.

O interessante é que a descoberta dessa enzima que torna a urina amarela pode levar a avanços no tratamento médico e na prevenção de doenças. Leia tudo sobre esse novo estudo, agora, neste artigo.

Leia mais

Por que o xixi é amarelo?

A cor vem do urobilinogênio, subproduto que o corpo cria ao eliminar 5 milhões de glóbulos vermelhos mortos a cada segundo. No entanto, até então havia um mistério sobre qual dos cerca de mil micróbios em nosso trato intestinal é responsável por transformar toxinas potenciais naquilo que torna nosso xixi amarelo, ao mesmo tempo que mantém a química do sangue suave.

Mas o fim do mistério parece ter acabado no início deste ano, quando a revista Nature Microbiology publicou um estudo que finalmente identifica a enzima responsável por tornar o xixi amarelo, bem como os micróbios que a produzem, a bilirrubina redutase.

Quando a falta de controle da bilirrubina pode ser prejudicial à saúde?

Após a multiplicação de glóbulos vermelhos há uma decomposição deles no processo que dá origem a bilirrubina. Acontece que um pouco de bilirrubina é saudável, mas em excesso pode causar doenças graves e morte.

Dessa forma, o mesmo estudo da revista Nature explica como a bilirrubina é controlada e quais riscos podem ser surgir quando isso não acontece. Sendo assim, é comprovado que em concentrações moderadas, a bilirrubina serve como um importante antioxidante com potenciais benefícios à saúde.

Porém, concentrações elevadas de bilirrubina podem tornar-se tóxicas, levando à icterícia e, em casos extremos, ao kernicterus, um tipo de dano neurológico. Com isso, os pesquisadores descobriram que o corpo dá uma resposta ao problema do excesso de bilirrubina transformando a bilirrubina em urobilinogênio usando a enzima identificada como a bilirrubina redutase.

A descoberta se deu a partir de um gene-chave encontrado em uma classe de bactérias intestinais conhecidas como Firmicutes, que produz bilirrubina redutase.

Por que a urina amarela é sinal de boa saúde?

O estudo desvendou também esse mistério, pois apontou que indivíduos cuja flora intestinal não possui o gene que torna o xixi amarelo são mais propensas a certas doenças digestivas. Ou seja, são menos saudáveis, enquanto quem possui urina amarela apresentam sinal de boa saúde.

A pesquisa mostrou que a prevalência do gene foi muito menor em pacientes com doença inflamatória intestinal (DII) e em crianças, que são mais suscetíveis ao desenvolvimento de icterícia, uma das doenças que surgem quando não há o controle que leva o xixi a ser amarelo.

A partir de agora, o foco é descobrir como as bactérias intestinais saudáveis mantêm a bilirrubina sob controle. Esse novo estudo pretende apresentar então novos tratamentos médicos para doenças como à icterícia, doenças intestinais e disfunção renal, problemas que estão ligados a bilirrubina elevada no sangue.

Simone Cordeiro
Colaboração para o Olhar Digital

Simone Cordeiro é jornalista formada pela Universidade Nove de Julho. Em 8 anos de experiência, passou por agências de marketing, empresas de tecnologia e indústria. Hoje, é redatora no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.