Um terremoto de 2,4 graus de magnitude atingiu a cidade de Paraibuna, que fica a cerca de 125 quilômetros de São Paulo. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), o tremor ocorreu por volta das 22h48 desta segunda-feira (29). Ninguém ficou ferido.

Leia mais

publicidade

Terremoto não causou danos

  • O tremor também foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).
  • Segundo a prefeitura de Paraibuna, cidade de 18 mil habitantes do interior de São Paulo, os moradores relataram que “parecia uma explosão”.
  • Apesar do susto, o fenômeno não causou danos ao patrimônio público ou privado na região.
  • As informações são da CNN.
Tremor de terra não causou estragos no interior de São Paulo (Imagem: Vchal/Shutterstock)

Tremores de baixa intensidade não são raros no país

De acordo com o Centro de Sismologia da USP, terremotos de magnitude 2 e 3 ocorrem toda semana no Brasil. Além disso, destacou que pequenos tremores de terra na região de Paraibuna não são raros.

Isso acontece devido a pressões nas rochas da crosta terrestre, um evento natural. No entanto, especialistas lembram que há também a possibilidade do tremor ter sido induzido pelos reservatórios das hidrelétricas que operam na região, o que é muito difícil de comprovar.

publicidade

De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira, o último tremor de terra registrado no estado de São Paulo ocorreu no dia 19 de setembro de 2023, na cidade de Monte Azul Paulista. Na ocasião, o abalo sísmico teve magnitude de 2.2.

Nos últimos dias, terremotos foram registrados no Norte do Brasil. Um deles, ocorrido no dia 21 de janeiro, teve 6,6 graus de magnitude e atingiu a cidade de Tarauacá, no Acre. Esse foi o tremor de terra mais forte já registrado na história brasileira (saiba mais sobre o assunto clicando aqui).

publicidade

Não há nenhum tipo de ligação entre os terremotos no Norte do país e o identificado no interior de São Paulo.