Lembra do WordPad? Ele será descontinuado em breve

O software lançado em 1995 caiu em desuso após a chegada de programas de edição de texto para navegador, como o Google Docs
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 30/01/2024 01h30
wordpad-ok-1.png
Imagem: WordPad/Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O WordPad, programa para criação e edição de textos da Microsoft, não deverá continuar no Windows. Após 28 anos de existência, o software já começou a ser removido em algumas atualizações de teste do Windows 11 e, em breve, deverá ser removido para o público geral.

Leia mais:

A Microsoft já havia anunciado o fim do WordPad em setembro do ano passado. Como resultado, algumas versões do Windows 11 já removeram o software durante atualizações no começo deste ano. Esses processos fazem limpas em programas inutilizados dentro do HD.

  • O WordPad foi lançado inicialmente no Windows 95;
  • O software ganhou força por ser uma alternativa gratuita aos programas de texto pagos da Microsoft;
  • Sua funcionalidade o colocou como um programa intermediário entre a simplicidade do Bloco de Notas e as ferramentas mais elaboradas do Word.

WordPad perdeu força devido à concorrência de outros softwares

O WordPad foi por muito tempo uma alternativa útil a quem precisava escrever no Windows, já que era uma solução gratuita a quem não podia adquirir o Pacote Office, conhecido mais recentemente por Microsoft 365. No entanto, softwares de edição de texto gratuitos nos navegadores, como o Google Docs e o próprio Microsoft Word para navegador, deixaram obsoleto o programa de quase 30 anos de existência.

A expectativa é que, já nas próximas semanas, a atualização para todos os usuários que remove de vez o WordPad já seja disponibilizada.

Microsoft decide separar Teams do pacote Office

No ano passado, a Microsoft anunciou que iria separar o Teams do seu pacote Office na Europa para evitar uma possível multa antitruste da União Europeia. Saiba mais as razões dessa medida, aqui.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.