Confira o Olhar Digital News na íntegra (31/01/2024)

Vida em Marte, robôs humanoides e a importante audiência com CEOs de big techs nos EUA. Veja os destaques desta edição
Por Júlia Dal Rovere, editado por Bruno Capozzi 31/01/2024 21h30, atualizada em 31/01/2024 21h31
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Estes são alguns destaques da edição desta quarta-feira (31):

Olhar do Amanhã: como as redes impactam crianças e adolescentes?

Ao longo desta tarde, o Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos questionou os CEOs de grandes empresas de tecnologia sobre falhas na proteção de crianças e adolescentes nas redes sociais. Parlamentares buscam aprovar novas leis de segurança online de jovens no país. Foram ouvidos Mark Zuckerberg, da Meta, Shou Chew, do TikTok, Linda Yaccarino, do X, Evan Spiegel, da Snap, e Jason Citron, do Discord. Nosso colunista Alvaro Machado Dias falou mais sobre o assunto na edição desta quarta-feira (31).

Obras de Tarsila do Amaral viram NFT

Um conjunto de desenhos atribuídos à pintora Tarsila do Amaral (1886-1973) apareceu num site de NFTs – arte digital com certificado de autenticidade. O problema é que as obras, pertencentes ao tradutor Alípio Neto, são alvo de um processo na Justiça justamente para terem sua autenticidade reconhecida.

Avião usado para dar a volta ao mundo pode ter sido encontrado após quase 90 anos

Após quase 90 anos, os restos do avião utilizado por Amelia Earhart para dar a volta ao mundo podem ter sido finalmente localizados. A aeronave desapareceu na década de 1930 durante uma viagem entre a Austrália e o estado do Havaí, nos Estados Unidos.

Robô com dedos sensíveis pode ler em Braille como humanos

Os robôs estão cada vez mais parecidos com os humanos. Atualmente, conseguem desde pintar quadros até dobrar roupas perfeitamente, como já mostramos aqui no Olhar Digital. Agora, uma inovação pode tornar os dedos mecânicos tão sensíveis ao toque quanto os de um humano. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Cambridge aliou sensores táteis baseados em visão com inteligência artificial para identificar texturas e, assim, tornar robôs capazes de ler textos em Braille com precisão e fluidez.

Perseverance pode já ter encontrado vida em Marte

Imagens do radar subterrâneo do Perseverance apontaram que o rover está procurando por sinais de vida antiga no lugar certo em Marte. Os dados coletados pelo instrumento durante o ano passado apontaram que ele já passou por um local perfeito para encontrar vida microbiana fossilizada.

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.