A Fortune divulgou a lista das empresas mais admiradas do mundo. E pela 17ª vez consecutiva, a Apple ficou na primeira posição do ranking. A segunda colocação foi da Microsoft e em terceiro lugar aparece a Amazon.

Leia mais

Domínio das big techs

O levantamento confirma o ótimo momento das empresas de tecnologia. Apple, Microsoft e Amazon aparecem no pódio da premiação há cinco anos. Elas são também as companhias mais valiosas do mundo (neste ranking a liderança é da Microsoft, com a Apple colada na segunda posição).

A lista deste ano da Fortune também inclui novidades. É o caso da Nvidia, que aparece na 10ª posição graças às inovações com inteligência artificial.

publicidade

Ainda estão presentes no top 10 empresas como a Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, a JPMorgan Chase, líder mundial em serviços financeiros, a Alphabet, dona do Google, e a Walmart, eleita a maior multinacional de 2010.

A classificação considera “atributos-chave de reputação” das empresas. São levados em conta inovação, qualidade de gestão, responsabilidade social, uso de ativos corporativos e solidez financeira. Podem votar executivos, diretores e analistas consultados pela empresa Korn Ferry. Inicialmente, cerca de 1,5 mil empresas foram avaliadas.

A Apple conquistou a primeira colocação em todos esses critérios. A lista completa está disponível no site oficial da revista Fortune.

apple
Apple foi eleita a empresa mais admirada do mundo pela 17ª vez consecutiva (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Top 10 das empresas mais admiradas do mundo, segundo a Fortune

  1. Apple
  2. Microsoft
  3. Amazon
  4. Berkshire Hathaway
  5. JPMorgan Chase
  6. Costco Wholesale
  7. Alphabet
  8. American Express
  9. Walmart
  10. Nvidia