A Google anunciou que está lançando o recurso Circle to Search, que ficará disponível nos aparelhos Pixel 8, e poderá usar inteligência artificial para fazer pesquisas. O recurso está presente nos celulares Samsung Galaxy S24. As informações são do site The Verge.

Leia mais:

A ideia é usar a ferramenta de pesquisa do Google, que permite pesquisas por voz, texto ou imagens, para circular ou sublinhar algo que você deseja que seja pesquisado no Google, podendo ser uma foto ou animação de outro aplicativo ou site. Veja abaixo um vídeo de como essa ferramenta vai funcionar na prática:

A proposta usará recursos de inteligência artificial para aprimorar pesquisas do Google mesmo no uso de outros aplicativos. Não será preciso levar uma imagem baixada ou captura de tela até o app do Google para pesquisar, apenas ativar a pesquisa no aplicativo que estiver usando e receber as informações de maneira mais prática e imediata.

publicidade
  • Para adicionar essa ferramenta no seu dia a dia, o Google já deu exemplos de como ela pode ser útil;
  • Por exemplo, encontrando rapidamente informações sobre um prédio que você vê em um vídeo do YouTube, apenas circulando em cima da sua imagem;
  • Digamos que em uma conversa por aplicativo com um amigo, ele lhe sugere um restaurante; basta riscar o nome do estabelecimento na própria conversa para ativar uma busca completa, com avaliações de outros cliente e menu do local.

Antes do anúncio oficial pelo Google, alguns aparelhos Google Pixel 8 já estavam usando o recurso, que agora está oficialmente liberado a todo o público.