É praticamente impossível conhecer todas as palavras que compõe um idioma. O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, por exemplo, tem cerca de 370 mil palavras. Mas e se esse número fosse bem menor? Existe um idioma composto apenas por somente 120 palavras. Você sabe qual é?

Leia mais

O idioma mais simples do mundo

  • O Toki Pona é um projeto filosófico e de linguagem desenvolvido pela linguista canadense Sonja Lang em 2001.
  • O idioma conta até com site oficial: Toki Pona.
  • Na página, Lang explica que a criação é uma tentativa de entender o sentido da vida em 120 palavras e 14 letras.
  • A tradução do nome dele é “língua simples”.
  • As informações são do IFLScience.
Idioma foi criado por linguista canadense (Imagem: tokipona.org)

Milhares de falantes

De acordo com Sonja Lang, o idioma pode ser aprendido em 30 horas. Ele tem como objetivo reduzir as ideias ao nível mais básico possível. Segundo a linguista, o Toki Pona ajuda a despoluir a mente de pensamentos e a ter insights mais profundos.

O minimalismo está na classificação de comida e de animais. Por exemplo: frutas e vegetais são kili, e qualquer ave é waso.

publicidade

O Toki Pona não é falado por nenhum país, como acontece com o português no Brasil. No entanto, o idioma ganhou milhares de falantes ao longo do tempo e evoluiu para um total de 137 palavras essenciais.

O assunto chegou a virar tema de um novo vídeo do canal do YouTube RobWords, também conhecido como jornalista Rob Watts, que explora todos os tipos de questões etimológicas. Watts conversou com alguns falantes de Toki Pona, incluindo um músico que faz músicas na linguagem construída, para entender melhor esse fascinante sistema de comunicação.